sexta-feira, 22 de março de 2013

Entrevista a Cresus, a rainha da tapeçaria no Japão


Haruhi é uma rapariga japonesa muito criativa com uma grande paixão por tapeçaria, apesar de também dominar a arte do croché e do tricô na perfeição. Assina sob o nome artístico de Cresus e tudo o que faz é delicado e com grande personalidade. 
Falámos com ela para nos contar a origem da sua paixão por tudo o que é feito à mão, o seu método de trabalho e os seus próximos projetos.


Pode-nos explicar um pouco quem está por trás de Cresus?
Sou de Tóquio e estudei design industrial e algumas das minhas grandes paixões são a tapeçaria, o croché e o tricô. O meu trabalho é influenciado pelo meu pai que era pintor. A minha fonte de inspiração são as recordações de infância.


Usa muitas técnicas (tapeçaria, croché, tricô...). Como aprendeu?
Quando estava na escola primária, a minha mãe ensinou-me todas estas técnicas. Ela era professora de economia caseira. Também aprendi muito com um livro do artista americano Kaffe Fassett.


Qual é a sua técnica favorita? Porquê?
Gosto muito de bordar meio ponto em tecido Aïda, porque é muito pictórico e de certa forma industrial e automático.


Como cria os seus modelos? Qual é o processo?
Por vezes desenho os modelos diretamente no tecido e outras vezes preparo-os no computador. Têm sempre uma escala de 5:5.


Em que suportes costuma bordar? Existe algum em especial que gostasse de experimentar?
Utilizo bastidores em madeira para pintura a óleo. Quero um muito muito grande para bordar em Aari (uma técnica de bordado típica duma zona da Índia).


Qual é o seu ponto favorito?
O meu ponto favorito é o meio ponto ou petit point, típico da tapeçaria. É um ponto muito fácil de fazer e com um acabamento uniforme e bonito.



Uma almofada em tapeçaria.

Já tentou realizar objetos tridimensionais em tapeçaria ou trabalhos de grande dimensão?
Estou neste momento a trabalhar numa obra de grande dimensão para uma exposição coletiva. Espero mostrá-la em breve.


As peças de croché de Haruhi parecem-nos também muito bonitas e originais.



Qual o seu próximo projeto?
O meu próximo projeto será uma série de individuais em tapeçaria, são em forma de quadrados de 20 cm. Mostro-os, assim que estiverem prontos!


Haruhi atreveu-se até a criar tapetes!

Muito obrigado Haruhi por nos conceder esta entrevista! O seu trabalho inspirou-nos muito. Não há muita gente a trabalhar a tapeçaria de forma tão criativa.
Se quer saber mais sobre a obra de Haruhi, visite o seu site ou Flickr. Se tem curiosidade sobre a técnica de tapeçaria, visite este link.

Sem comentários:

Publicar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...