terça-feira, 22 de março de 2011

Instruções de Bordado: Ponto Pé de Flor e Ponto de Cadeia

Neste tutorial explicamos como se executa o ponto pé de flor e o ponto de cadeia. Para que possa praticar, oferecemos-lhe um desenho simples e de fácil execução.

Esta é a imagem de um gelado, que nos foi facultada pela ilustradora coreana Miju Lee, para que todos possam fazer o download e experimentar. É um desenho fácil, com lados rectos e formas arredondadas.


 
Preparação do desenho antes de bordar:

Em primeiro lugar deverá passar o desenho para papel vegetal ou químico e posteriormente para o tecido. Poderá fazer o download do desenho, clicando na imagem com o botão direito do rato e seleccionando a opção “Guardar imagem como”.




Uma vez desenhado o tecido, coloque-o no bastidor de forma a ficar esticado. Algumas pessoas preferem bordar sem bastidor, mas para principiantes é muito mais fácil e prático.


Como realizar o Ponto Pé de Flor:


A parte do cone será feita em ponto pé de flor, um ponto simples e ideal para linhas rectas. Tal como o nome sugere, é frequentemente utilizado para bordar caules de folhas ou plantas. Também é adequado para contornos.


Vamos começar pela parte inferior do cone. Primeiro faz-se o contorno e em seguida as linhas interiores, que formam os losangos do cone. Trabalha-se este ponto da esquerda para a direita. Enfie a agulha no ponto 1 e vá até ao ponto 2. No ponto 3 recue a meio caminho entre os pontos 1 e 2.


Tente que todos os comprimentos dos pontos sejam iguais, para que o bordado fique mais regular e bonito.
Coloque-se no ponto 4 a uma distância equivalente à da primeira passagem e volte ao ponto 2. Como pode verificar, é um ponto que avança e recua, criando uma linha recta e bem delineada.





Esquema dos movimentos e pontos:

Não se assuste! Se pegar numa linha e agulha e seguir as instruções, verá que é muito mais fácil do que parece.




Desta forma delineamos todas as linhas do cone. Como é a primeira vez, não se preocupe se não ficar perfeito. O importante é praticar!

Como fazer o Ponto de Cadeia:



O ponto cadeia é utilizado para o contorno do gelado. É um ponto também muito útil para traçar linhas e contornos e adapta-se às formas curvas. Também o podemos utilizar para preencher, fazendo uma cadeia ao lado da outra, obtendo no final uma superfície espessa.




Comece no início do gelado e vá do ponto 1 ao 2, passando a linha por baixo da agulha, tal como mostramos na imagem.


Assim realizamos a primeira cadeia.


Repita o mesmo processo para criar todas as cadeias de contorno. Tente que todas estejam à mesma distância. Poderá realizar apenas o contorno ou preencher todo o gelado, conforme o seu gosto.

Pode utilizar a imagem que quiser. Lembre-se que este é apenas um exemplo.


Divirta-se a praticar! Esse é o objectivo!

8 comentários:

  1. Muito obrigado! Podem trazer mais disto!

    ResponderEliminar
  2. Muito útil e vou querer experimentar. hehe
    Fiquei contente por descobrir este blog, não sabia que existia. Boa!
    www.agulhasepontos.com

    ResponderEliminar
  3. Para nós é importante este retorno de informação tão positivo, é com grande prazer que recebemos comentários tão positivos, e claro, ai vêm mais tutoriais! Fiquem atentas!

    Cumprimentos DMC

    ResponderEliminar
  4. Que legal!! Assim ficou muito fácil compreender. Obrigado pelas dicas. Beijão

    ResponderEliminar
  5. Este ponto que vc chama Pé de Flor é o ponto haste, não é??

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...