sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Bargello, a tapeçaria está na moda


O Bargello é um ponto de tapeçaria (também conhecido como petit point). O seu nome provém das cadeiras encontradas no palácio do Bargello em Florença, que foram revestidas com este tipo de bordado. Tradicionalmente, o Bargello é feito em lã sobre uma talagarça em almofadas, poltronas e inclusive tapetes.

Almofada de Hello Bargello

Os desenhos tradicionais são muito coloridos, utilizam diferentes matizes duma mesma cor e os padrões mais comuns são os geométricos.


O Bargello também apresentam outros nomes como ponto húngaro ou bordado florentino. Em italiano o bargello é conhecido como ponto húngaro, pois os florentinos acreditam que esta técnica teve origem na Hungria. Embora as origens do Bargello sejam pouco claras porque não há muita documentação. Provavelmente apareceu entre os séculos XVII e XVIII.


O Bargello não se refere apenas à técnica, mas também aos motivos e à mudança de cores dos pontos com pontos verticais e a composição de cores para criar os motivos.

Nos anos 60 houve um renascimento desta técnica e ela entrou na moda. Agora há artista, como o norte-americano Hello Bargello, que fazem desenhos e combinações de cores modernos aplicando-os a novos suportes, como sacos, malas de computador, quadros... Também pode ser bordado em talagarça de plástico rígido.



















As linhas mais usadas são o algodão mate (Retors - 285 cores) ou lã (Lã Colbert - 390 cores). Vêm em meadas e estão disponíveis em várias cores. A linha não se separa em cabos, bordando-se diretamente.



O ponto é relativamente fácil de fazer, mas é necessário ter o cuidado de não saltar e contar bem os pontos para o desenho e o jogo de matizes apresentar o efeito desejado.



Fazer bargello é muito relaxante e hipnótico, quase terapêutico e o resultado é precioso. Já experimentou?

Se se interessa por tapeçaria, recomendamos-lhe esta publicação.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...