quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Entrevista a Tatyana Maksimenko: da Rússia com amor



Entrevistámos a Tatyana Maksimenko, uma jovem russa residente em Moscovo com um dom para o bordado e a costura. No seu blogue Tatyana mostra-nos semanalmente as suas criações com bonitas fotografias e muito bom gosto. Além disso partilha tutoriais para que também nós as possamos fazer.
O blogue está em russo, mas graças às novas tecnologias podemos traduzi-lo com um tradutor online e lê-lo regularmente. Pode lê-lo, clicando aqui (traduzido para português). Se pretender modificar o idioma, poderá fazê-lo na segunda coluna à esquerda. Estivemos à conversa com a Tatyana, que nos contou um pouco sobre os seus trabalhos.


Quando começaste a bordar e quem te ensinou?

Na minha infância a minha mãe ensinou-me a bordar, mas foi apenas há 5 anos que comecei a bordar. Aprendi muito com os meus próprios erros e a internet também me ajudou muito. Os primeiros trabalhos estavam longe de ser prefeitos, mas com a prática a minha técnica já melhorou muito e espero continuar a melhorar.


Fazes patchwork, ponto de cruz, bordado...Qual é a tua técnica preferida?

É difícil eleger uma, visto que as minhas preferências estão constantemente a mudar. Depende da estação, do meu humor... Um mês prefiro uma, outro mês prefiro outra.


Há alguma técnica que gostasses de aprender?

Neste momento estou a experimentar design têxtil, criando os meus próprios modelos, esquemas para bordar, aplicações novas e muito mais. Este é o caminho que pretendo seguir por agora.




Alguma vez experimentaste o bordado com lã ou a tapeçaria?

Sim, uma vez fiz uma decoração de Natal com uma tapeçaria em forma de pinha, pode vê-la aqui. Mas normalmente costumo trabalhar com a linha Mouliné.



O ponto de cruz na Rússia é popular? Qual é a técnica mais comum?

Sim, é muito popular, mas creio que as técnicas mais comuns sejam o tricô e a costura. Dá-me a sensação que todas as mulheres russas sabem coser e tricotar. Existem muitas especialistas, especialmente na geração das nossas mães. Por exemplo, quando eu era pequena toda a roupa, que eu e as minhas irmãs usávamos, era cosida ou tricotada pela minha mãe.



És tu que inventas os teus desenhos de ponto de cruz e de patchwork? Preferes seguir os modelos ou inventá-los?

Alguns invento, outros não. A maioria dos projetos de costura é da minha autoria, no entanto os de ponto de cruz seguem quase sempre modelos já existentes. Neste caso gosto que os meus bordados tenham uma aplicação original (malas, almofadas, porta-moedas, etc.) para que me sinta um pouco artista. Por isso não costumo emoldurar os bordados em ponto de cruz, mas sim aplicá-los a acessórios ou objetos.



Vives do bordado? Conta-nos um pouco do teu trabalho nas revistas de ponto de cruz.

Não, é apenas um hobby. Às vezes propõem-me a publicação de trabalhos em algumas revistas e pagam-me por isso. Mas infelizmente não é com muita frequência nem é muito dinheiro. Mas não me importava de um dia poder viver disto.



Recomenda-nos alguma ou algum artista russo que trabalhe com bordado.

Claro, por exemplo a minha amiga, também Tatyana de Moscovo. Aqui podem ver o seu blogue.

Obrigado Tatyana e parabéns pelo teu trabalho! Seguiremos os teus futuros projetos no teu blogue.



1 comentário:

  1. Olá! Boa Noite.
    Gostei de ver estes lindos trabalhos.
    Faço bordados e gostaria de obter uma relação de cores\nomes das cores e seus respactivos nrs. é possivel?
    Desde já agradeço.
    Wadislava
    e-mail: wadikazelinski7@gmail.com

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...