segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Cartões de Natal bordados em papel


A Mary Corbet da Needle’n Thread, colaboradora da DMC US, deixou-nos um tutorial para personalizar os cartões de Natal de uma forma fácil e divertida.

Se gosta de coser, uma das melhores maneiras de transformar os seus cartões em presentes, é a bordá-los!

Claro que demora mais tempo que comprar, assinar e enviá-los, mas é uma ótima maneira de demonstrar o seu carinho aos seus amigos e familiares. E o mais divertido é que não é preciso um grande investimento para criar uma pequena obra de arte.

Transforme carinho em cartões de Natal bordados em papel
Há muitas maneiras de bordar em papel, deixamos-lhe algumas!

Começamos pelo material:


Vai precisar de fio para bordar, furador para papel ou cartão, base para furar, tesoura, agulhas, papel e cartão brancos ou decorados, cola e fita adesiva.

A Mary escolheu o Mouliné Satin para bordar e dar um brilho festivo. Para um pouco mais de brilho pode usar também o Mouliné Light Effects. Estes fios, juntamente com o Diamant, acrescentam ainda mais glamour aos seus postais natalícios.





Furadores de papel

Para bordar em papel é necessário fazer furinhos pequenos (do tamanho da agulha que vai utilizar) no papel ou cartão. Pode usar um furador de papel, uma agulha colocada previamente numa rolha ou ainda cortar uma agulha ao meio com um alicate, vai usar a metade que tem bico, coloque cola forte na extremidade oposta e enfie na borracha de um lápis até à madeira, deixe secar bem e utilize como um lápis para furar o seu papel.

Base para furar o papel

Pode comprar uma base especial para o efeito ou fazer a sua própria com uma placa de espuma muito densa, com mais ou menos 0,5 cm de espessura, cortar ao meio colar uma parte sobre a outra e vai ter a sua própria base para furar de maneira bastante económica.

Desenhos e esquemas

Pode comprar livros e revistas cheios de desenhos e esquemas para bordar em papel, pode pesquisar na internet ou desenhar os seus próprios motivos.
Há alguns sites que disponibilizam desenhos grátis e designers que vendem modelos para download imediato!

Pode também usar cartão ou papel já decorado e aproveitar para realçar alguma parte do desenho, como mostramos acima. Só tem  de seguir as linhas!

Furar o papel

Coloque o cartão em cima da base para furar e o desenho em cima do cartão, no local desejado. Com o furador faça furos ao longo de todo o desenho. Avance devagar para o desenho não sair do lugar. O furador deverá estar perpendicular ao papel para que o furo fique direito.


Se vai bordar um desenho em ponto de cruz deverá fazer os furos nos cantos de cada quadrícula do ponto de cruz.


Antes de retirar o desenho do cartão segure bem os dois, levante a contraluz para assegurar que não deixou nenhum furo por furar.

Agora que o seu desenho está furado, pode começar a bordar!


Bordar em papel

Existem diferentes maneiras de bordar em papel, depende do resultado final que desejar!

Pode bordar com fio muito fino (tipo linha de coser) e espaçar muito os pontos e o seu trabalho vai ficar semelhante a arte de fios. Mas pode optar por fios mais grossos, mais encorpados, que cubram mais os buracos do papel. Alguns artesãos preferem os seus pontos bem apertados e juntos para criar linhas finas. Qualquer técnica é válida, escolha a sua!

Use um pouco de fita adesiva para colar a ponta do fio à parte de trás do papel e colocá-lo fora da área do bordado. A certa altura do seu trabalho vai ter muitos pedacinhos de fios e fita adesiva fora e dentro da área do bordado, mas não se preocupe com o avesso do seu trabalho, evite apenas colocar a fita em cima dos furos para não ter de bordar sobre ela.


O ponto mais usado no bordado em papel é o ponto lançado. Se a linha do desenho tiver curvas, comece pelas curvas. Se não tiver, comece pelo princípio da linha. Se houver círculos, comece onde quiser.


A grossura das linhas retas e a forma como o fio se inclina nas curvas depende do número de furos, que salta no bordado. Isto é, para linhas retas finas salte dois furos e enfie a agulha no terceiro furo. 


Para linhas retas mais grossas e fios mais inclinados nas curvas, salte três furos e enfie a agulha no quarto furo do seu desenho (ver foto acima). Resulta muito bem com o fio Mouliné Satin.


Sempre que possível começar o próximo ponto mesmo ao lado do ponto anterior. Isto nem sempre é possível, porque quando começar a encher a linha, os outros pontos vão estar no seu caminho. Se tentar fazer sempre o próximo ponto no furo mais próximo, vai poupar fio e não terá excesso de fio no verso do trabalho.


Tenha atenção, à medida que vai bordando, que salta sempre o mesmo número de furos e que coloca o fio, na parte de trás, sempre do mesmo lado da linha. 
Se não gostar do fio nas curvas muito inclinado, pode reduzir o número de furos a saltar, reduzindo também assim a espessura da linha bordada. Continue a bordar todas as linhas do desenho deste modo até ao final. No fim do fio, segure-o na parte de trás do trabalho com a fita adesiva e corte o excesso.

Bordar com Mouliné Satin vai tornar o seu bordado rico e muito brilhante.

Ponto de cruz em papel

O ponto de cruz em papel ou cartão branco ou colorido vai resultar num estilo de renda muito bonito.


É muito fácil bordar ponto de cruz em papel, é igual ao tecido com a diferença que usa fita adesiva para segurar as pontas dos fios.

Pode usar 2 cabos de fio Mouliné Spécial para bordar em papel numa grelha semelhante à da foto acima. Para uma grelha menor use só um cabo.

Acabamento

Se bordar o seu motivo num papel à parte do seu postal, pode terminar o trabalho colando o bordado à parte da frente.

Se, no entanto, tiver bordado diretamente no postal que vai oferecer, o acabamento será diferente.


Na foto acima o bordado foi feito na frente do cartão, que irá ser usado.


Dentro do postal a parte de trás do bordado está esta confusão! Sem problema! 
Corte um papel ou cartão decorado do tamanho do postal e cole à parte de trás, assim:


Vai tapar a parte menos bonita do seu trabalho e realçar o interior do postal.

Pode usar qualquer papel de scrapbooking ou mesmo restos de papel de embrulho para tapar a parte de trás do seu bordado.

E aqui está um tutorial completo de como bordar e personalizar os seus próprios postais de Natal.

É divertido, criativo e relaxante! E uma forma calorosa de enviar votos de boas festas a quem ama!


Bons bordados e festas felizes!




        





2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...