quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Entrevista a Sonia Lyne de Dadelyne, criadora dos minibastidores


Todos conhecemos o ditado “Nos pequenos frascos estão os melhores perfumes” e isto não podia ser mais verdade, quando falamos dos minibastidores da Australiana Sonia Lyne.  Foi ela quem inventou os minibastidores, que aparecem nas redes sociais das bordadeiras de todo o mundo. Gostámos tanto deles quando os vimos, que não pudemos resistir a trazê-los para Portugal e estão agora disponíveis em exclusivo na loja DMC online

Uma vista de olhos à sua loja online, Dandelyne e fica logo cheia de vontade e inspiração para bordar.

Entrevistámos a Sonia para conhecer a pessoa por detrás destes maravilhosos bastidores miniatura, que nos roubaram o coração.


Quando e como aprendeste a bordar?
Aprendi a bordar quando tinha 7 anos graças a uma maravilhosa mulher chamada menina Mulrooney.

Andei numa pequena escola rural e às sextas à tarde íamos todas para a biblioteca aprender as bases do bordado em tecido vichy. Nesse momento sabia que algo extraordinário se estava a passar, mas não sabia expressá-lo em palavras. Agora sei que foi quando começou a minha paixão pelo bordado. Recordo-me de voltar a correr para casa e explicar à minha mãe como gostava das sextas à tarde. Depois a minha mãe ensinou-me a coser à máquina e ofereceu-me um kit de tapeçaria. Acho que pensou que eu ficaria ocupada umas semanas, mas terminei tudo num dia... (risos)...

E desde aí passaste a bordar sempre?
Não, deixei e não voltei a bordar até aos 36 anos, até ao nascimento do meu terceiro filho. Queria um retrato da família, mas não uma simples foto. Procurava algo um pouco diferente e decidi fazer uma versão bordada da minha família. Nesse momento voltou a reacender-se a minha paixão pelo bordado.


Como nasceu a ideia dos minibastidores?
Continuei a bordar para amigos e quando bordava pequenos retratos para eles, comecei a imaginar pequenos bastidores. Pensei que outras pessoas poderiam estar interessadas em minibordados e minibastidores, por isso desenhei o meu primeiro minibastidor de bordado. Senti que estava a criar algo que seria bom para o bordado, que tanto me tinha dado. Pensei que os meus minibastidores inspirariam outras pessoas a iniciarem-se no bordado e para aqueles que já sabem como é maravilhoso bordar a voltar a pegar na agulha e bordar de novo.



Qual é o teu objetivo?
O meu desejo é que as pessoas se inspirem para aprender e continuem a criar com as mãos. Não consigo imaginar um mundo sem bordado e espero que os meus pequenos bastidores ajudem a manter o bordado vivo!


O que significa o bordado para ti?
O bordado continua a emocionar-me ainda hoje. É a minha paixão, o meu momento de descontração, a minha alegria, o meu ioga, a minha saúde, a minha inspiração, a minha criatividade, o meu lugar para imaginar e sonhar... Sinto-me parte de algo maior e acho que isto deveria ser celebrado e partilhado. É uma ligação aos meus pais. Perdi o meu pai quando tinha 7 anos e quando aprendi a bordar com a menina Mulrooney, esse momento era o meu espaço de tranquilidade e felicidade. O bordado é uma ligação à minha mãe, que perdi quando tinha 14 anos. Recordo-me das suas mãos, eram fortes e bonitas. Penso que as minhas mãos se parecem com as dela e quando bordo sinto que as mãos da minha mãe bordam comigo.
Quando bordo sinto uma ligação aos meus pais!


Agora tornaste-te professora de bordado?
Sim, dou workshops de bordado e também faço tutoriais no Youtube, onde mostro os meus pontos favoritos e dou dicas a principiantes. No mundo online penso que é importante comunicar no máximo de plataformas possíveis.
O bordado aproximou-me a uma comunidade mundial online, que me fascina. Não há palavras para descrever o quão agradecida estou por isso. A melhor maneira, que tenho para agradecer a esta comunidade, é continuar a bordar, continuar a fabricar os melhores bastidores do mundo e partilhar!



Os minibastidores estão disponíveis na loja DMC online!






      

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...