sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Entrevista a Hiroko Kubota- Gatos bordados em camisas


Hiroko Kubota é uma mãe japonesa muito talentosa. Vive na cidade de Nara no Japão e os seus gatinhos bordados em bolsos de camisas já deram a volta ao mundo através da internet. No início pensámos que eram bordados à máquina pelo detalhe perfeito da sua técnica, mas entrevistámo-la e explicou-nos que são feitos à mão.
Além de gatos também borda cães e outros animais, mas os mais famosos são os seus gatos. Esperamos que goste tanto deles como nós!


Quando começou a bordar gatos?
Comecei em abril de 2013. Apesar de algumas pessoas pensarem que são bordados à máquina, são todos feitos à mão.


Tem algum curso de arte?
Na verdade não. Sou mãe e coso muitas vezes roupa de criança.


Borda em que tipo de suporte?
Utilizo sempre linho ou algodão para bordar, às vezes também utilizo lã. Sobre lã não posso bordar linhas muito definidas, pelo que nesta superfície não posso fazer gatos tão realistas.


Qual o seu processo de bordado?
Primeiro faço um esboço, depois transfiro o desenho para o tecido e a seguir começo a bordar diretamente, olhando para a foto do gato como referência.


Como aprendeu a bordar?
Aprendi em livros de bordado. Sou autodidata.


Como começou o projeto das camisas com gatos bordados?
O meu filho é pequeno para a idade. Quando foi para a escola secundária, a roupa para idade dele ficava-lhe muito grande e assim comecei a fazer-lhe a roupa. Um dia fiz-lhe uma camisa branca, perguntei-lhe se ele queria a sua inicial bordada no bolso e ele pediu-me para bordar um gato! Ele adora gatos e até tem uma pasta no seu computador cheia de fotos de gatos amorosos. Foi assim que comecei a bordar os gatos nos bolsos das camisas. Primeiro bordo e depois faço a camisa.


Legenda: O filho com a camisa bordada

Como ficaram famosas as camisas bordadas?
Sempre que acabo um bordado, tiro uma foto e coloco-a no meu Flickr. Quando publiquei a foto da camisa do meu filho, ficou logo muito popular e comecei a receber emails de pessoas a perguntar se tinha a mesma camisa noutros tamanhos. Não tinha pensado em vendê-la, porque bordar um gato dá muito trabalho.


Mas como tiveram tanto sucesso, abri uma loja online no Etsy, porque tinha imensas encomendas. Agora a lista de espera para uma camisa é de 2 anos.

 

Meu Deus, que sucesso! Além disso publicou também um livro em Japonês com os seus gatos bordados. Muitas felicidades, Hiroko! Adorámos conhecer a história das populares camisas com gatinhos bordados. Se quiser ver mais fotos, visite o seu flickr aqui.



Legenda: O livro em Japonês com os seus gatos bordados

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...