sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Fios para Renda de Bilros



As mãos ágeis, que trabalham a renda de bilros, assemelham-se ao voo suave das aves, enquanto o entrechocar compassado dos bilros acompanha este trabalho de sonho, um trabalho agradável, de execução elegante e mágico para quem observa.


A renda de bilros surgiu no séc. XVI em Génova, Itália. A riqueza e beleza desta renda fizeram com que a sociedade renascentista se apaixonasse por ela, se dedicasse ao trabalho com fios e conseguisse uma grande variedade de aplicações. Esta técnica expandiu-se rapidamente por todo o país e em seguida chegou a Espanha, Portugal, Países Baixos, Alemanha e Suécia e em meados do séc. XIX a toda a Europa, Rússia e até à Ásia.

Em Portugal há registos que atestam que as rendas em Peniche já se faziam em finais do séc. XVII. A arte da renda de bilros tem especial expressão nas zonas piscatórias do litoral, com maior relevo para Peniche e Vila do Conde. Devido ao elevado nível em arte e produção alcançado em Peniche, toda e qualquer renda de bilros Portuguesa é conhecida, simplesmente, por renda de Peniche.




"Coqueteando en el patio" de Eugene von Blaas (Italia, 1843-1931) via Con Nuestras Manos

Hoje a renda de bilros reaparece em força como um trabalho altamente criativo, já que com os seus fios se podem realizar desde sanefas geométricas simples a desenhos intrincados e muito imaginativos, por vezes multicolores, de efeitos espetaculares. Aqui pode ler a entrevista que fizemos a um jovem rendilheiro galego, Daniel Iglesias.


Asociación Taller de Encajes Galicia

A grande robustez das rendas realizadas com esta técnica permite dar-lhe usos variados, seja para casa, decoração, peças de roupa ou até joalharia.



Na DMC também temos fios criados especialmente para renda de bilros, fios de grande qualidade, de algodão ou metalizados, mates ou brilhantes.


Spécial Dentelles (ref. 19)


A sua estrutura de 6 cabos é especialmente adequada a trabalhos finos e delicados, como barras de lenços, golas, naperons, luvas, etc. Spécial Dentelles é um fio 100% algodão de fibra longa, mercerizada duas vezes. É resistente e pode ser lavado a 95º sem encolher nem perder a cor. Apresenta-se numa gama de 72 cores, das quais 12 são matizadas, indicadas para fazer trabalhos criativos, enquanto o branco, preto e cru são os básicos para criações mais tradicionais.

Cordonnet Spécial (ref. 151)


Um fio ideal para obras finas, elegantes e delicadas. Apresenta-se numa extensa gama de 8 grossuras em 3 cores- branco ótico, branco e cru- dum fio sólido e brilhante. O tom marfim pode-se encontrar em 4 grossuras: 20, 40, 70 e 100. Os trabalhos realizados com este bonito fio 100% algodão resultam visualmente subtis, graciosos, quase etéreos pela sua delicadeza.


Diamant (ref. 380)


Diamant é um fio metalizado e luminoso, que proporciona efeitos espetaculares na renda de bilros. Dá um brilho excecional à renda, é suave e fácil de usar, porque não se enrola nem se desfia durante o trabalho. É composto por um cabo. A sua composição é maioritariamente viscose envolto em poliéster metalizado. Disponível em 12 cores do branco ao preto, com uma gama metalizada completa com vários dourados e prateados e um cobre, juntamente com o rosa, vermelho, verde e castanho. Os brilhos, especialmente ouro e prata, são uma tendência de moda no vestuário. Com Diamant, uma pulseira, um colar, uma pregadeira ou outro adorno realizado em bilros destaca-se pela sua delicadeza e originalidade, oferecendo um amplo leque de possibilidades nos acessórios mais trendy.




Um novo fio em bobine vem completar o grupo de fios para bilros. Proveniente do Egito, é 100% algodão mercerizado de fibras longas. É um fio fino mas forte, sólido, suave e sedoso. Desliza facilmente e não faz nós. Disponível numa gama de 72 cores, inclui branco, preto, cru e vários cinzentos, o que torna possível realizar qualquer ideia. Um fio ideal para criar os trabalhos mais originais, duradouros e resistentes, como um leque em tons de vermelho ao estilo Carmen, umas aplicações para uma blusa de seda ou para um casaco, etc.


Mouliné Light Effects (ref. 317 W)   


As 36 cores do Mouliné Light Effects, organizadas em seis famílias, dão a oportunidade de personalizar as suas criações, conferindo efeitos de luz e reflexos vibrantes. As seis variedades de efeitos deste fio são capazes de proporcionar resultados surpreendentes: pedras preciosas, dourados, fluorescentes, efeito nacarado, efeito envelhecido ou brilho no escuro!
Toda uma gama de impactos e emoções inéditos criados através da técnica da renda de bilros para obras de autêntica joalharia de fantasia.

Encontra todos estes materiais nas melhores retrosarias do país e na loja DMC online!

Se está interessada em saber mais sobre esta bonita técnica, saiba que a pode aprender na Academia DMC. Aulas de bilros às sextas-feiras de manhã das 10h00 às 12h30 e à tarde das 14h30 às 17h00!


ACADEMIA DMC
Rua dos Douradores, 11 - 3º Piso - Sala 308
Lisboa

Para mais informações e inscrições, contacte-nos através do tel. 961064025.

Esperamos por si!






2 comentários:

  1. Oi, moro no Brasil e estou aprendendo a arte da renda,Amo! Encontro a diamant por aqui? Pois gostaria de usar em bijuterias. Obrigada e até...

    ResponderEliminar
  2. Cara amiga, a DMC Portugal, não terá informações sobre a questão que coloca, no entanto poderá entrar em contacto com a DMC USA www.dmc.com/us/ e informar-se melhor sobre os distribuidores no Brasil.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...