sexta-feira, 4 de junho de 2021

O Bordado Madeira



Hoje partilhamos consigo um bordado típico português, o Bordado Madeira, um bordado tradicional do arquipélago da Madeira, como o nome sugere.

O Bordado Madeira é feito em tecido de algodão, linho, seda e organdi. Recua centenas de anos atrás, desde o século XV que o encontramos em decorações de artigos do lar e vestuário. No entanto, foi somente no século XIX que passou a ser mundialmente conhecido durante a Exposição Universal de Londres em 1851.


O Bordado Madeira tornou-se nessa altura uma fonte de rendimento muito importante para a economia da ilha. Desde então, as bordadeiras trabalham de mãos dadas com empresas da ilha para produzir o autêntico Bordado Madeira.


Depois da procura que já existia no mercado inglês, o bordado começou a ser produzido em grande escala na ilha. Miss Elizabeth Phelps (1820-1893), de nacionalidade Inglesa, filha mais velha de Joseph Phelps e cuja família mudou-se para a Madeira em 1784, é considerada a grande promotora do Bordado Madeira por ter fundado, em 1854, uma pequena escola para mulheres e meninas, onde era ensinada a técnica de bordar, com desenhos próprios de Miss Phelps (a Praça Phelps, no centro de Funchal, tem o nome desta família). Os sucessores de Miss Phelps, Robert e Frank Wilkinson começaram a exportar o bordado para Inglaterra numa escala ainda maior.



Com a grande dimensão adquirida pelo negócio, surgiram casas e exportadores especializados no seu comércio, o que alterou radicalmente o sector produtivo da ilha. O aparecimento destas Casas teve cada vez maior interesse por parte dos estrangeiros, levando à transformação do processo artesanal em industrial.


Em 1860, existiriam aproximadamente 70.000 bordadeiras na Ilha da Madeira.
 

Da roupa de cama à roupa de bebé, o bordado Madeira tem uma vasta gama de produtos com desenhos tradicionais e mais contemporâneos e continua vivo na ilha, exportando para muitos países.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...