Claudia Orengo
é uma jovem designer gráfica de Barcelona radicada em Berlim com paixão por
coisas feitas à mão e com este projeto uniu design gráfico e ponto de cruz,
dando-lhe uma imagem renovada.
Fizemos-lhe esta
entrevista para nos contar mais sobre este projeto.
Este projeto é
consequência do meu projeto final de curso. Há 5 anos, no fim do curso de
design gráfico, escolhi a DMC e os lavores tradicionais como tema central.
Queria procurar maneiras de modernizar essas técnicas tradicionais tão bonitas,
mas que se estavam a perder nas novas gerações. O projeto foi muito
interessante e adorei estar quase um ano a trabalhar nesse tema. Por isso uns
meses mais tarde continuei a dar voltas ao conceito e surgiu esta ideia.
Onde arranjas os postais?
Comecei com postais
antigos, que comprava ao domingo no mercado de Sant Antoni em Barcelona. Adoro
esse mercado, em pequena ia com toda a família trocar cromos e procurar livros
interessantes.
Agora cada vez que tenho a
oportunidade de viajar e encontro postais antigos, compro-os para os trabalhar
no meu projeto. Nos últimos três meses estive a viver em Berlim, por isso muitos
dos postais que tenho agora no meu site são de lá. A única coisa que me
aborrece é que não percebo muitos deles, porque o meu Alemão é demasiado
básico.
Como aprendeste a bordar?
As minhas avós e a minha tia
ensinaram-me em pequena, mas não me entusiasmava como agora. Anos mais tarde,
quando fui para a Dinamarca no Erasmus, recuperei a paixão pelos lavores. Fiz
muito tricô e croché e bordei em ponto de cruz.
Que fio utilizas?
Mouliné da DMC. Adoro ter mil meadas de cores
ou encher a minha caixa de lavores e ordená-la por gamas. Sou louca por cores!
Como é a tua técnica para bordar sobre papel?
Bordo da mesma maneira
como se fosse tecido, em ponto de cruz. Primeiro desenho o esquema num papel
quadriculado e depois passo para outro papel, que imprimi com a proporção final
com que quero os meus pontos. Quando tenho a localização exata do desenho, faço
os furos necessários com a agulha no postal e finalmente bordo.
Qual a peça maior que fizeste?
Com esta técnica sobre
papel, o maior que fiz foi um bordado sobre um mapa antigo impresso em
pergaminho, mas não é muito grande. O mapa é tamanho A4.
Já experimentaste bordar com outros pontos?
A verdade é que nunca
aprendi outros pontos. Está pendente!
Muito obrigada, Claudia! Isto sim é ser fanática por
ponto de cruz!
Se quiser ver os trabalhos da Claudia, visite a sua página aqui.
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