domingo, 17 de maio de 2015

A DMC apoia a tradição




A DMC, seguindo o seu compromisso de incentivar a criatividade e proteger as técnicas tradicionais, apoia a iniciativa promovida pelo Grupo Etnográfico de Joane, que está a promover até agosto um Curso de Bordados Tradicionais do Minho, através da partilha e aprendizagem de técnicas e pontos que compõem esta arte manual, intrínseca à nossa história e identidade.




Nesta formação aborda-se o ponto de cruz, o ponto corrido, o ponto cheio, pé de flor, grilhão, entre muitos outros, que em tempos idos preencheram o vestuário e quotidiano dos Minhotos.


A DMC colabora nesta iniciativa com o algodão Perlé Art. 116/8, que é recomendado para uma grande variedade de bordados como por exemplo painéis, toalhas de mesa, guardanapos ou as pontas de bordados grandes (que levem ponto de nó por exemplo).


O nosso fio Perlé Art. 116/8 é 100% algodão de fibras longas da melhor qualidade. Durante o processo de fabrico o fio é penteado, chamuscado com chama e mercerizado duas vezes. É esta mercerização dupla que lhe confere um precioso brilho de pérola. O fio é constituído por dois cabos inseparáveis, macio, sedoso, não forma pêlo, nem se enrola e dá um volume e relevo incomparáveis aos seus bordados.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...