terça-feira, 30 de setembro de 2014

Entrevista com Jane Denton


(Foto em Small Acorns)

Dando continuação às nossas entrevistas com artistas e artesãos, que trabalham com fibras têxteis, entrevistámos Jane Denton, uma artista da Nova Zelândia, que faz quadros geométricos minimalistas e coloridos com lã. Entrevistámo-la para que nos explicasse como começou e como é o seu processo criativo e de trabalho.


Quando e porquê começou a bordar?
Quando eu e o meu marido comprámos a nossa casa, não encontrámos nenhuma obra de arte a um preço razoável, que nos agradasse. Assim comecei a desenhar os meus próprios quadros no computador para imprimir, mas o resultado pareceu-me demasiado plano e com falta de textura. Um dia andava a passear numa das principais ruas de Wellington e alguém tinha enrolado lã à volta de uma grade com diferentes formas. Inspirei-me imediatamente e achei que a ideia tinha imenso potencial. Assim que cheguei a casa, peguei numa cesta com lãs, que tinha, e comecei a trabalhar. As minhas peças eram originalmente sobre linho, mas era demasiado fino e difícil de trabalhar, embora gostasse muito do resultado. Passei para talagarça fina, que tem o mesmo efeito.
As minhas obras tornaram-se rapidamente populares entre os amigos e a família, assim criei um site para vender o meu trabalho e agora vendo também em algumas lojas de decoração muito bonitas na Nova Zelândia e na Austrália, como a Small Acorns.


(Foto em Small Acorns)

Como aprendeu?
Aos 20 anos passei muitas horas a fazer tapeçaria e fronhas de almofadas com os kits da Jennifer Pudney, uma designer local. Os seus desenhos eram frescos e contemporâneos e isso chamou-me à atenção. A minha mãe também me ofereceu um livro de bordado dos anos 70, que adoro. Tento sempre incluir alguns destes pontos de bordado antigos nos meus trabalhos.


Como é o seu processo criativo? Faz esboços em papel antes de bordar?
Penso sempre em formas, estampados e combinações de cores e encontro muita inspiração no Pinterest. E sim, faço muitos desenhos antes de começar.


Como escolhe as cores?
Tenho uma ideia geral da paleta de cores, que vou utilizar. Depois costumo começar pelo centro do desenho (normalmente com rosa!) e de seguida, lentamente, vou acrescentando outras cores, mas só se ficarem bem uma ao lado da outra.


Deixa sempre espaços de talagarça vazios?
Adoro os espaços em branco à volta dos meus desenhos, penso que realça a cor e dá uma imagem muito fresca, que adoro.



Que tipo de fibra têxtil utiliza?
Até agora só tenho utilizado lã, mas quero começar a usar fio de algodão e estou muito animada com isso!


Há alguma outra técnica têxtil, que gostasse de aprender, além do bordado?
Adorava fazer croché. Sei os pontos básicos, mas gostava de aprender mais.


Obrigado Jane! Se quiser ver mais do seu trabalho, visite o seu site.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...