Loly Ghirardi é uma designer argentina residente em Barcelona. Durante o dia trabalha em frente ao computador, mas de noite saca o seu bastidor de bordado e assina como Señorita Lylo.
O seu último projeto de bordado intitula-se “Di dove sei” (De onde és) e foi realizado com as linhas Mouliné. Trata-se de uma obra nostálgica e familiar, que homenageia as mulheres da sua família, bordando sobre retalhos de tecido da roupa de cada uma, as cidades onde nasceram e onde viveram. São tecidos bordados com muitas recordações e história.
Señorita Lylo explica-nos a história desta primeira peça bordada, que aqui mostramos:
“A minha avó chamava-se Josefina, mas todos a tratávamos por avó Fina. Nasceu em 1920 na Sicília. Aos 5 anos, com a sua mãe e irmão iniciou uma aventura até à Argentina, onde os esperava o seu pai, que tinha viajado um tempo antes.
A viagem de barco durou quase dois meses… dois meses de incerteza, saudades da sua terra e dor de deixar para trás a guerra… mas ao vislumbrar a costa todos sentiram uma nova aragem e o destino da família voltava-se a escrever.
Depois de viver vários meses num convento em La Boca, a avó Fina mudou-se para uma casa na rua Magán 930, no bairro Sarandí, nos arredores de Buenos Aires, Argentina.
Nessa casa foi filha, esposa, mãe, avó e bisavó… e aí viveu até aos 86 anos da sua vida”.
Todas as moradas são composições tipográficas, que respeitam o formato dos nomes de cada uma das ruas, os números das portas e a sinalética das cidades. Uma compilação de fotografias, percorrendo novamente os bairros, compondo e copiando para os tecidos para as começar a bordar.
O projeto é composto por várias peças, começando com um pano da sua bisavó Maria da Sicília, que com a sua coragem atravessou o oceano com os seus dois filhos… passando pela sua avó Fina, que construiu o seu destino em terras Argentinas… chegando à sua mãe Alicia, que herdou o dom de cozinhar divinalmente e encher de carinho os seus filhos… até ao seu passado recente, à procura de novos horizontes em Barcelona… Bisavó, avó, mãe e filha… gerações de mulheres unidas pela paixão, por descobrir um lar e aí depositar o melhor para ser feliz.
Todas as fotos deste post são de Ameskeria.
Sem comentários:
Enviar um comentário