quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Entrevistámos a bordadeira Beni Rivas

Beni Rivas acaba de fazer 30 anos, é de uma aldeia de Ciudad Real (Torre de Juan Abad), mas vive em Madrid desde os 7 anos. Há pouco tempo descobrimos os seus bordados e adorámos a sua frescura e os seus detalhes. Hoje queremos apresentar-lha para que conheça também os seus trabalhos.


Quando começou a bordar e porquê?
Comecei a bordar mais a sério há um ano, mas estive sempre rodeada de linhas, modelos, máquinas de costura… da minha mãe e das minhas avós. Todos os verões eu e a minha irmã aprendíamos costura e tricô com a minha avó Benita.


O que gosta mais no bordado?
O que mais gosto no bordado é da simplicidade de uma agulha e uma linha e a infinidade de coisas, que se pode criar sobre um tecido ou qualquer outro suporte.


Já experimentou outras técnicas? Gostava de experimentar alguma?
Fiz malha há algum tempo, mas gosto mais de bordado. Gostava de experimentar o tear manual.


Também borda em ponto de cruz?
O ponto de cruz foi o que aprendi primeiro! Mas acabei por me cansar, agora faz-me lembrar um pixel 8 bits. Há esquemas muito simples e divertidos, como um “Grumpy Cat”! Há gente muito criativa.


Como prepara o bordado? Faz um esboço em papel antes ou começa a bordar diretamente no tecido? Utiliza alguma técnica para transferir os desenhos para o tecido?
Costumo fazer vários esboços em papel, outras vezes faço diretamente sobre o tecido. Às vezes também faço buracos sobre o desenho no papel, fixo-o com fita adesiva ao tecido e marco-os com lápis para me ajudar a visualizar o objeto no tecido. Também já utilizei papel vegetal amarelo, que é bastante útil. Já há algum tempo quero experimentar a caneta para bordado, que me vai ajudar a otimizar o tempo.


Sobre que superfícies costuma bordar?
Basicamente utilizo tecidos, mas também já trabalhei o bordado em cartão, fotografias… e quero experimentar em rede, madeira ou metacrilato perfurado.


Que tipo de linha utiliza?
A linha que mais utilizo é a Mouliné da DMC pelo acabamento e pelas cores. A minha mãe já a utilizava para bordar toalhas de mesa há 45 anos e é super resistente. Também utilizo linha preta de poliéster muito fina para os bordados com mais detalhes e contornos.


Alguma vez experimentou as cores fluorescentes do Mouliné Light Effects e o E940, que brilha no escuro?
Já os tenho! Ainda não experimentei o E940, mas tenho em mente um projeto com ele. Neste momento é apenas um turbilhão de ideias, como um vídeo “Quanto tempo precisa para enfiar o fio na agulha às escuras?”, uma ilustração que altere o significado com e sem luz… Ainda ando às voltas com isso. Para os fluorescentes gostava de brincar com a luz ultravioleta e a roupa.


Costuma bordar motivos pequenos muito detalhados. Quanto tempo leva a bordar por exemplo uns ténis numa almofada?
Ao princípio eram horas…Com o tempo passou para uma hora e um quarto mais ou menos. Vou para menos, mas algumas vezes faço mais detalhes e o tempo duplica.


Qual é o seu próximo projeto?
A minha intenção é continuar a bordar mas em tamanho maior. Também gostava de fazer uma tapeçaria com alguma ilustração…


Tem algum conselho para quem queira começar a bordar?
Uma das coisas, que me ajudou, foi bordar objetos relativamente pequenos. Preencher um bordado leva muito tempo. Quando demoramos horas com uma peça e a deixamos para o dia seguinte e seguinte e não a vemos terminada, poder ser um bocado frustrante. Na minha opinião, no início deve ser algo rápido e motivador: encontrar o objeto, desenhar, bordar e REPETIR!


Obrigada Beni pelos seus conselhos! Vamos estar atentas aos seus novos bordados. No site da Beni encontra mais dos seus trabalhos.

1 comentário:

  1. É incrível o trabalho desenvolvido para bordar de um jeito tao bonitinho! Parabens!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...