quinta-feira, 11 de abril de 2013

Entrevista a Carina da Polka & Bloom

Carina Envoldsen-Harris é uma designer e bloguista inglesa especializada em bordado, que sob o nome Polka & Bloom cria bordados coloridos inspirados no folclore e nos desenhos da sua terra natal, a Dinamarca.
No seu blogue conta-nos as suas aventuras com o bordado, o croché e a costura. Como seguimos o seu trabalho há muito tempo, quisemos entrevistá-la para a conhecer melhor. Contou-nos que é uma grande seguidora das nossas linhas e do nosso blogue.


Quando começaste a bordar e como aprendeste?
A minha avó ensinou-me a bordar ponto de cruz quando era pequena, mas não voltei a bordar durante muitos anos. Há 7 anos experimentei bordar à mão sem esquema e comecei a aprender de forma autodidata através de livros e de tutoriais na internet.

O que te inspira?
Muitas coisas me inspiram: as cores, as flores, a arquitetura, os tecidos, a história, a arte folclórica...
 


Bordas e fazes croché, qual a tua técnica favorita?
Adoro as duas técnicas e não tenho nenhuma favorita. São muito diferentes e é por isso que gosto das duas. Acho que me iria aborrecer de fazer uma só técnica, penso que a variedade é boa. No bordado tenho que estar mais atenta ao que estou a fazer. O croché é mais descontraído e até o posso fazer sem olhar para o trabalho.


Há alguma técnica que gostasses de aprender?
Adorava melhorar a minha técnica de tricô. Só conheço as bases. Um dia também gostava de aprender a tecer no tear. Podem-se fazer coisas muito bonitas.


Podes-nos explicar um pouco o teu processo criativo quando bordas?
Às vezes desenho um motivo diretamente no tecido e começo a bordar, outras vezes faço um monte de esboços no papel e faço um esquema decente, que depois passo para o tecido. Às vezes nem há um esquema, apenas um monte de cores, que ficam bonitas ao lado umas das outras e simplesmente começo a bordá-las.



Qual é o teu ponto de bordado favorito?
Acho que o meu favorito é o pesponto. É um ponto muito simples, mas é muito bom para bordar linhas e detalhes. Até o podes usar para preencher, se quiseres.


Alguma vez experimentaste bordar noutros suportes sem ser tecido?

Já bordei em papel, feltro e em couro falso. Gosto do resultado do bordado sobre couro falso. É como se estivesse sentado em cima da superfície, tem mais relevo que o tecido.


Fazes muitas coisas: bordado, croché, escrever no blogue e até livros! Conta-nos qual é o teu próximo projeto.
O meu projeto atual é o menos glamoroso de todos: atualizar a imagem da minha loja online e do meu blogue. Preferia estar a bordar, mas são coisas que tenho de fazer. Outra coisa que tenho muita vontade de fazer é começar a promover o meu primeiro livro, Stitched Blooms, que sai este outono. E claro que tenho sempre algum projeto de croché ou bordado nas mãos independentemente do que esteja a fazer.

Obrigado Carina! Estamos cheios de vontade de ver o teu novo livro e felicidades pelo teu trabalho! Se gostou do seu trabalho, veja mais no seu blogue.

Descarregue esquemas para bordar no site da Carina, clicando aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...