terça-feira, 13 de março de 2012

Entrevista a Mollie Johanson do Wild Olive


Entrevistámos Mollie Johanson, uma artista e ilustradora Americana, que tem um blogue muito interessante chamado Wild Olive, onde partilha os seus bordados, desenhos e inúmeros projectos criativos. Além disso Mollie adora fotografar as nossas meadas de Mouliné em inúmeras e distintas combinações de cores, criando paletas para cada estado de espírito. Estivemos à conversa com ela, tendo-nos contado um pouco mais sobre Wild Olive.


Quando começaste a bordar e porquê?
É difícil dizer com exactidão quando comecei a aprender bordado, mas o que sei com certeza é que foi com a minha avó. Ela ensinou-me as bases e deixava-me bordar os seus panos de cozinha… Agora olho para esses bordados imperfeitos, que têm estado pendurados na cozinha durante anos, e têm muito valor para mim. Mais tarde voltei a fazer bordado outra vez e desde então nunca mais parei, adoro! É muito relaxante, como desenhar mas com linhas. Podemos aprender muito através dos livros e da internet e estou certa que continuarei a aprender o resto da minha vida.



Vimos que utilizas várias técnicas e materiais. Quais as tuas favoritas?
O desafio de bordar numa superfície, que não foi criada para isso (como madeira ou plástico), é muito divertido, mas se me perguntas qual a minha favorita, prefiro ainda bordar os pontos básicos em suportes tradicionais.


Existe alguma técnica que gostasses de aprender?
Gostava de explorar outros tipos de bordado, como o sashiko (bordado tradicional japonês) ou o bordado crewel porque são muito semelhantes aos que eu faço, mas esteticamente muito diferentes. Também gostava de aprender serigrafia e paper cutting.


Conte-nos um pouco mais sobre “O Clube do Projecto do Mês”:
A maioria dos trabalhos que faço é em bordado, mas às vezes fazem parte de um projecto maior. O ano passado decidi criar uma subscrição mensal onde ofereço instruções para fazer um projecto especialmente desenhado para os membros do clube. No projecto utilizamos costura e bordado para fazer artigos como grinaldas, bonecos, carteiras de viagem e muitas outras coisas. Os membros recebem mensalmente um arquivo em formato PDF com modelos, instruções detalhadas, desenhos para bordar e várias opções para os realizar de formas distintas. Adoro combinar todas as coisas de que gosto e partilhá-las com as outras pessoas.



Quais são os teus artistas e artesãos favoritos?
Ed Emberley tem uma grande influência em mim e no meu trabalho e adoro a obra de Mary Blair. Eleger um artesão é muito complicado, existem tantos para nomear.


O que te inspira?
A inspiração está ao meu redor e a lista das coisas mais específicas poderá ser muito longa, mas existem coisas que destacaria, como coisas pequenas, gente criativa, os lápis de cor, a comida, uma página em branco, as crianças, formas e linhas interessantes e a minha família.



Combinação de cores proposta por Mollie.

Fazes fotos muito bonitas com as nossas meadas Mouliné, qual é a tua linha e a cor preferida?
Existem tantas linhas incríveis e combinações de cores tão bonitas, que é difícil eleger uma! Neste momento elejo o Mouliné Spécial cores 647, 503 e 734.


Muito obrigado Mollie, vamos continuar a visitar o teu blogue para ver as tuas criações!

1 comentário:

  1. Já sigo o blog há bastante tempo e adoro! Sem dúvida um lugar de inspiração :)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...