quinta-feira, 8 de março de 2012

Dia Internacional da Mulher

Visto a maioria dos nossos consumidores ser Mulher, a DMC tem a honra de deixar hoje aqui uma pequena homenagem a todas as Mulheres e também de vos dar a conhecer um pouco deste dia.


No dia 8 de Março de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque começaram uma greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a diminuição do horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. 


(Rainha Vitória de Inglaterra, uma grande aficionada do croché)

As operárias, que nas suas 16 horas recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica, onde entretanto teve origem um incêndio e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. 
Em 1910 numa conferência internacional de mulheres na Dinamarca decidiu-se, em homenagem àquelas mulheres, constituir o dia 8 de Março como o "Dia Internacional da Mulher". Desde então o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma em todo o mundo, incluindo Portugal.


O direito da mulher e o seu papel na sociedade evoluiu bastante desde o feito destas senhoras, sendo hoje os direitos (quase) iguais para todos.


“Se na história não procurarmos só uma data ou um facto descarnado, mas tentarmos nela descobrir alguma coisa mais, um princípio harmónico e as leis que governam esses factos, ainda nas suas menores evoluções, veremos que a história da civilização da mulher, do seu desenvolvimento e da sua moralidade, anda sempre ligada aos factos do desenvolvimento da civilização e da moralidade dos povos: veremos que aonde a sua condição se amesquinha, onde desce em dignidade, onde a mulher em vez do triplo e sagrado carácter de amante, esposa e mãe passa a ser escrava sem liberdade nem vontade, só destinada a saciar as paixões brutais dum senhor devasso, aí também veremos descer o nível da civilização e moralidade: à doçura dos costumes suceder a fereza e a brutalidade; e em vez do amor, essa flor do sentimento pura e recatada, só apareceram a paixão instintiva e brutal, necessidade puramente física do animal que obedece à lei da reprodução, à devassidão e à poligamia!”
Antero de Quental, in “Prosas da Época de Coimbra”.


A DMC deseja a todas as mulheres um Feliz Dia da Mulher!



2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...