domingo, 3 de abril de 2011

Tutorial de Bordado Para Principiantes: Ponto Cheio




O bordado é uma técnica muito simples e bonita, que nos permite fazer todo o tipo de desenhos. Existem inúmeros pontos, que se podem utilizar, cada um adequado a uma forma específica ou efeito desejado.

No nosso blogue temos vindo a ensinar alguns dos principais pontos de bordado. Abordamos hoje esta técnica, muito mais fácil de realizar do que aquilo que parece.

O ponto cheio é um ponto muito simples, utilizado para preencher e dar relevo. É normalmente empregue para bordar folhas, letras ou pétalas. Consiste num ponto recto, que se trabalha um ao lado do outro, na horizontal, vertical ou diagonal.

Como fazer o ponto cheio:

Para praticar o ponto, desenhe com lápis um quadrado ou um rectângulo no tecido. Para realizar este exemplo, utilizámos linha de algodão Perlé, mas pode também bordar com linha Mouliné.

Insira a agulha no canto inferior esquerdo (1) e depois na parte superior (2), de seguida voltemos para o ponto 3 e outra vez para o ponto 4. Repita o processo sucessivamente até todo o rectângulo estar coberto. É importante que os pontos estejam juntos para que não se veja o tecido entre eles.



Exemplo de ponto cheio na diagonal:
 
 

Este ponto consome muita linha, mas proporciona um efeito muito bonito e um resultado magnífico!

É importante manter um ritmo constante, para que o trabalho fique perfeito. Por isso, é necessário praticar!

Aqui fica um exemplo de ponto cheio para que se inspire! 



2 comentários:

  1. Adoro bordar ,é meu passatempo favorito.Quero muito encontrar na Net,risco de bordados cheio portugues .Podem me ajudar . Desde ja agradeço.
    VeraJardim

    verajardimpereira@gmail.com

    ResponderEliminar
  2. Esta parte não é dificil, mas como faço os arremates para que os fios não escapem. Se puder me explicar agradeço.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...