O bordado é uma técnica muito simples e bonita, que nos permite fazer todo o tipo de desenhos. Existem inúmeros pontos, que se podem utilizar, cada um adequado a uma forma específica ou efeito desejado.
No nosso blogue temos vindo a ensinar alguns dos principais pontos de bordado. Abordamos hoje esta técnica, muito mais fácil de realizar do que aquilo que parece.
O ponto cheio é um ponto muito simples, utilizado para preencher e dar relevo. É normalmente empregue para bordar folhas, letras ou pétalas. Consiste num ponto recto, que se trabalha um ao lado do outro, na horizontal, vertical ou diagonal.
Como fazer o ponto cheio:
Para praticar o ponto, desenhe com lápis um quadrado ou um rectângulo no tecido. Para realizar este exemplo, utilizámos linha de algodão Perlé, mas pode também bordar com linha Mouliné.
Insira a agulha no canto inferior esquerdo (1) e depois na parte superior (2), de seguida voltemos para o ponto 3 e outra vez para o ponto 4. Repita o processo sucessivamente até todo o rectângulo estar coberto. É importante que os pontos estejam juntos para que não se veja o tecido entre eles.
Exemplo de ponto cheio na diagonal:
Adoro bordar ,é meu passatempo favorito.Quero muito encontrar na Net,risco de bordados cheio portugues .Podem me ajudar . Desde ja agradeço.
ResponderEliminarVeraJardim
verajardimpereira@gmail.com
Esta parte não é dificil, mas como faço os arremates para que os fios não escapem. Se puder me explicar agradeço.
ResponderEliminar