quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011
Lee Albrecht – Flores do Jardim
Lee Albrecht é uma designer de bordado apaixonada pela vida e pela arte. Foi impulsionada por esta paixão, que a artista construiu a primeira escola de bordado no Brasil.
Lee é Brasileira, descendente de Alemães e Letões, vítimas da II Guerra Mundial que emigraram para o Brasil.
Desde cedo se interessou pelos bordados, já que a sua família era grande apreciadora desta arte, e de tenra idade chegou a trabalhar em fábricas de tingimento de tecidos e de fitas de cetim.
Em 1994 a artista ficou bastante doente, perdendo durante algum tempo os movimentos das mãos. Foi através dos bordados que fez a sua terapia e com a ajuda destes conseguiu conquistar novamente os movimentos leves e suaves, que havia perdido. A partir dessa altura começou a estudar este tipo de lavor, nascendo assim em si o sonho de um dia ter a sua própria escola.
No dia 1 de Fevereiro de 2005 Lee inaugurou a sua Escola de Bordado, como a própria refere no seu blogue “… mas muitas coisas aconteceram… muitos atalhos foram tomados para se chegar até aqui”. Com o tempo a escola foi ganhando sucesso local, em Campinas, que se alastrou depois por todo o país e até pelo mundo fora.
O seu blogue http://leealbrecht.blogspot.com/ foi considerado um dos melhores do Brasil. Aqui e no blogue da escola, www.escoladebordado.com.br, poderá encontrar os magníficos trabalhos realizados por Lee, alunas e amigos.
Agradecemos a Lee Albrecht por nos ter possibilitado publicar a sua história, os seus trabalhos e ajudar na divulgação do seu projecto.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Agradeço a maneira carinhosa de como foi divulgado o nosso trabalho aqui no Brasi.
ResponderEliminarEstamos procurando resgatar o Bordado no Brasil com arte...cuidando de um acervo de antigos bordados, criando novos desenhos e ensinando novas alunas...
Sempre digo que procuramos tratar o bordado com Arte, Carinho e com a Alma...e que através dele conseguimos reunir mulheres do século XXI a aprender o prazer de trabalhar com linhas e agulhas.
Obrigado e um grande abraço a todas.
Caras amigas,
ResponderEliminaresta reportagem ficou excelente. Parabéns àquela que elaborou o texto e escolheu as fotos.
Um grande abraço de Maria Filomena,
admiradora da DMC e da Lee Albrecht
Obrigado Filomena pelo carinho.
ResponderEliminarA Lee realmente é fantástica! Com uma história fascinante, e trabalhos originais e muito bonitos, e claro...feitos com as nossas linhas! Não podia-mos deixar sem referenciar!
Obrigado a Lee que nos possibilitou publicar os seus trabalhos!
Espero que tenham gostado!
Cumprimentos
Un excelente reportaje. Lee no solo es una gran diseñadora de bordado que se preocupa por recuperarlo y enseñarlo, sino además, y lo más imnportante una bellísima persona.
ResponderEliminarUn saludo