terça-feira, 15 de março de 2011

Bordado de São Miguel - Açores


No seguimento da nossa abordagem sobre os Bordados Tradicionais Portugueses, viajámos desta vez até aos Açores, mais concretamente à Ilha de São Miguel.

O Bordado da Ilha de São Miguel passou a ser reconhecido em 1930, após a grande crise no mercado de trabalho feminino, que afectou a maioria das mulheres da Ilha. Neste contexto uma Senhora da Cidade tomou a iniciativa, implementando e comercializando novos modelos, mais modernos, graciosos e de fácil execução. 



Os visitantes estrangeiros e os imigrantes acabaram, mais tarde, por difundir este bordado por todo o mundo.

O bordado de São Miguel é um bordado a matiz, monocromático, que apresenta como base o azul-faiança em 2 tons. Nos dias de hoje, também já se utilizam tons de lilás e vermelho escuro, apesar de o azul continuar a ser a combinação favorita.

Os motivos mais aplicados são os trevos, cravinhos, florinhas, algumas aves, avencas e pequenos ramos semelhantes aos motivos ornamentais das louças azuis da China, nas quais este bordado se inspira.

Tem uma composição leve e delicada, com as bordaduras constituídas por três linhas paralelas, sinuosas e com motivos, que saem da mais interior. 


 
Os pontos utilizados são o matiz, o ponto pé de flor e o ponto de recorte, que se utiliza na orla sobre uma bordinha do linho voltada para o avesso, que se apara após terminado o trabalho.

Os recortes com o redondo voltado até ao extremo do tecido, executado com dois fios de Mouliné Spécial DMC de algodão em pontos lançados desiguais, tal como o bordado matiz, são também muito usuais neste bordado.



Fotos cedidas pela Editorial Nascimento

1 comentário:

  1. Caras amigas,
    Portugal um pais tão pequenino em área geográfica, é uma grande potência em artesanato, espcialmente o que mais conheço - os bordados...Cada aldeia, cada terrinha, cada ilha tem o seu bordado tradicional...
    Uma grande riqueza...
    Parabéns às mulheres portuguesa...
    com abraços de uma luso brasileira

    Maria Filomena

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...