segunda-feira, 10 de julho de 2017

Sashiko, bordado japonês


A palavra sashiko significa literalmente “pequenos pontos acolchoados”. Esta técnica de acolchoamento é utilizada desde a era Asuka no século VI para arranjar ou reforçar as roupas de trabalho em diferentes regiões do Japão.


Nascido da habilidade criativa existente num ambiente humilde e austero, foi na zona de Tohoku no Japão que se desenvolveu mais este tipo de bordado. Nesta região tão fria não se podia plantar algodão, por isso qualquer pedacinho de tecido era muito apreciado.


São muitos os motivos utilizados no sashiko, com maior frequência geométricos ou vegetais, e intimamente ligados à história do Japão e às suas tradições. Este bordado tradicional, inicialmente representado por pequenos pontos em fio branco sobre tecido índigo, permite atualmente uma grande liberdade artística. Antigamente era realizado com fio branco, mas hoje em dia pode ser trabalhado com fio de cores e motivos mais modernos.
Pode ser bordado sobre tecido de linho ou algodão tingido na cor índigo mas também podem ser utilizados outros tipos de tecido como lã, seda ou feltro.


O sashiko é criado a partir dum motivo base como um guia, normalmente em forma de quadrados ou triângulos e sobre estes desenha-se o motivo a bordar. O ponto utilizado é o ponto de alinhavo, o fio passa por cima e por baixo. O comprimento de cada ponto é 2 ou 3 mm aproximadamente.



3 comentários:

  1. Qual a linha utilizada neste tipo de bordado?

    ResponderEliminar
  2. Olá! Para fazer o bordado japonês recomendamos-lhe os fios Algodão Perlé grossura 8 ou as meadas Broder Spécial DMC.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...