quinta-feira, 27 de julho de 2017

Entrevista a Vânia O. do TWO HANDS Textile Studio

Vânia O. é artesã, designer e a criadora do TWO HANDS, um ateliê de arte têxtil baseada em técnicas artesanais tradicionais produzida com fibras naturais de grande qualidade. Fizemos-lhe esta entrevista para ficar a conhecer melhor o seu trabalho.


Vânia, fale-nos um pouco do seu percurso.
Sou de Lisboa, nascida e criada e em 2005 fui viver para a Alemanha. Voltei no ano passado e ainda vivo entre lá e cá. Desde pequena sempre quis ser artista, estar mais ligada ao lado criativo, nunca houve dúvidas e nem havia opção, não me via a fazer mais nada e nem era boa a mais coisa nenhuma. Estudei têxteis na Escola António Arroio, onde me especializei na arte de tecer, especialmente na tapeçaria em teares de alto liço, e mais tarde Cenografia e Figurinos na Escola Superior de Teatro e Cinema, área em que trabalhei até 2012, altura em que fui mãe pela primeira vez e decidi ficar mais tempo em casa e fazer algo que me permitisse viver uma vida mais calma. Em 2015, depois de muitas aventuras com outro tipo de trabalhos e outros nomes, abri o estúdio têxtil TWO HANDS. Para além das peças, em 2016 comecei a ensinar frequentemente tapeçaria em tear, macramé e joalharia em nós. Ensinar é algo que gosto bastante de fazer, é muito interessante e recompensador dar a conhecer e introduzir tanta gente nestas artes, adoro.


Como e quando começou a tecer?
Comecei a tecer na escola, por volta dos 9/10 anos, num tear de cartão, que fizemos numa das aulas criativas. Lembro-me que fiz uma malinha que adorava.


Onde se inspira para fazer os seus projetos?
Na realidade tudo me inspira e as minhas ideias vão e vêm constantemente. Algumas consigo pôr em prática, outras ficam pelo caminho. Mas quando começo um novo projeto é sempre pela cor, há sempre uma cor, um tom, que me apetece trabalhar e tudo o resto nasce daí. Claro que há as encomendas ou as parcerias, onde me são dadas, quase sempre, algumas diretrizes. As vezes há aquele projeto em que nos dão total liberdade criativa, gosto desses projetos.



Como nasceu a ideia de fazer bijuteria com nós?
Sempre tive uma grande atração por nós, aliás adoro fazer macramé, quase como se fosse uma matemática mágica em três dimensões. Quando a minha primeira filha era muito muito pequenina e não havia muito tempo livre surgiu a oportunidade perfeita para dar nós. Mas como as sestas eram curtas, tinha de fazer peças pequeninas e assim nasceu a ideia da bijuteria têxtil. Nessa altura fiz uma coleção de colares que tiveram um enorme sucesso. Este ano voltei a fazer alguns designs novos, sobretudo para ensinar.


Que fios utiliza habitualmente e qual o seu preferido?
Só trabalho com fios naturais. Adoro o cheiro. O estúdio é bastante ecológico, não há plástico nenhum e reutilizamos ou fazemos as embalagens para o envio das encomendas. Trabalho sobretudo com lã e algodão, mas também gosto muito de linho, na realidade gosto de tudo desde que seja natural e eticamente produzido. Também compro muito em segunda mão e vintage, sou uma verdadeira caçadora de fios, ando sempre a caçar fibras, sempre.


Quais os fios DMC que já experimentou nos seus trabalhos? Qual o seu preferido?
Recentemente experimentei os algodões e adorei o Natura, especialmente o Natura XL, tem cores vibrantes e é muito macio. Ótimo para tecer.


Como é o seu processo de trabalho? 
É bastante caótico, entre os filhos pequenos, a vida familiar e o estúdio. É difícil manter um balanço harmonioso. Tento sempre manter um horário de trabalho bastante regular. Tecer é uma arte lenta e que requer muita atenção aos detalhes. Quando trabalho gosto de estar sozinha e inicio sempre pelo material, organizando as cores numa mesa ou no chão. Enquanto teço gosto de ver, ou melhor, ouvir filmes ou podcasts, ajuda-me a concentrar. Tecer é um ato meditativo e sinto-me extremamente afortunada por poder ter a oportunidade de o fazer todos os dias.


Quanto tempo demora a fazer uma peça como esta? Varia muito mas por norma demora bastante tempo. As minhas peças são morosas. Porque têm muito detalhe ou são muito grandes ou ambas. Acredito que a arte e os ofícios, sejam eles quais forem, tem de ser feitos devagar, para que a criatividade e qualidade possam realmente brilhar... E eu gosto de coisas difíceis.
Esta peça, por exemplo, demorou dois dias a tecer.  A franja requer muito tempo e paciência. Depois de tecer há todo um mundo de remates e acabamentos aos quais temos que dedicar igualmente bastante tempo. Adoraria ter um assistente só para rematar as minhas peças.


Fale-nos um pouco do TWO HANDS Textile Studio.
Nasce da necessidade de fazer coisas com as minhas mãos, de pensar menos e fazer mais, de querer criar todos os dias e a toda a hora e sobretudo de ter uma vida mais simples, descomplicada. Nem sempre é fácil de gerir mas não a trocaria por nada. E nasce da vontade de, ao fim de muitos anos, voltar aos teares, a minha grande paixão.
É um estúdio têxtil onde se criam e concebem pecas de autor,
que vão desde a decoração até peças utilizadas em vestuário ou em acessórios de moda. É sobretudo um espaço de experimentação. O estúdio não tem um estilo, tem muitos estilos e não utiliza uma técnica, utiliza muitas. Sempre a experimentar algo novo, o desafio é algo que me inspira bastante. Os trabalhos utilizam as mais variadas técnicas, tapeçaria em tear de moldura, tecelagem, macramé, esmirna e recentemente “punch needle”, tricô e croché. Temos alguns trabalhos à venda em lojas, mas funcionamos sobretudo com encomendas. Muitos clientes adquirem peças que veem online, nas redes sociais, outros fazem encomendas personalizadas.


Qual o seu próximo projeto?
Há sempre projetos a acontecer. Ultimamente têm surgido parcerias muito interessantes. Continuarei a dar workshops de tapeçaria e macramé em Lisboa e pelo país, como foi no último ano. De momento tenho em mãos uma encomenda gigante para um cliente privado, que me deu liberdade total, estou super feliz com este desafio.

Obrigada Vânia!

Pode conhecer melhor o trabalho da Vânia Oliveira em:
facebook 
instagram

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...