sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Entrevista a Irem Yazici, o rosto da Baobap

Irem Yazici, a mulher por trás da Baobap, consegue levar todas as fãs de bordado manual ao paraíso. Na sua loja no Etsy encontra pregadeiras de gola inesquecíveis e porta-moedas impressionantes. O seu talento inegável é só uma das razões de estarmos tão felizes por ela se ter juntado ao dotado grupo de artistas da nossa Coleção de Designers de esquemas grátis.  
Tivemos oportunidade de falar com a Yazici sobre o seu trabalho. Leia e depois veja os seus desenhos na nossa Coleção de Designers.


Quem lhe ensinou a bordar?
Comecei a bordar em 2014. Foi muito espontâneo. Estava a passar por uma retrosaria e de repente decidi comprar algumas linhas e tecido. Aprendi algumas técnicas tradicionais, assistindo aos tutoriais da Mary Corbet no YouTube e continuei sozinha com muita prática.
Penso que aquele dia, quando comprei o meu primeiro conjunto de materiais, foi o ponto de viragem na minha vida, pois o bordado tornou-se o meu trabalho, a minha paixão, a minha vida e o meu tudo.



O que a deixou “presa” ao bordado?
Adoro tudo no bordado. Primeiro que tudo é uma atividade meditativa. Perco-me no tempo quanto estou a bordar. Adoro fios e tecidos e dá-me gosto comprá-los. É também a maior das satisfações terminar um projeto de bordado.


Já transmitiu os seus conhecimentos a alguém? A quem? Se não, espera fazê-lo?
Uma vez tentei ensinar um dos meus amigos a fazer o ponto de nó. Sinceramente, não tenho à minha volta pessoas que saibam bordar e às vezes precisava de alguém que bordasse ou falasse sobre bordado comigo, por isso gostava muito de ensinar alguém que estivesse ansioso por aprender a bordar.


Porque pensa que é tão importante transmitir estes conhecimentos?
É uma ótima atividade e acredito que qualquer um a pode fazer. É calmante, relaxante e um passatempo tão divertido – acho que todos precisamos do bordado nas nossas vidas.


Qual o seu ponto de bordado e a sua cor DMC preferidos?
O ponto de nó e a cor 3341.


Em que se inspira?
Interesso-me por muitas coisas diferentes e muitas coisas me podem inspirar. A minha maior inspiração é a natureza. Inspiro-me principalmente em coisas mágicas como contos e criaturas. Para além disso, a espiritualidade e o esoterismo são também a minha fonte de inspiração.


Mais alguma coisa que gostaria de partilhar connosco?
Um conselho a todas as bordadeiras, tenham cuidado com a vossa postura enquanto bordam e não se esqueçam de fazer um intervalo a cada 45 minutos. Bons bordados!



Veja os desenhos da Baobap aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...