quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Tutorial gola rosa e cinzenta com Mixto


O frio está instalado e nós na DMC queremos que esteja sempre quente e confortável. Por isso a nossa sugestão de hoje é uma gola muito suave e elegante feita com a nossa lã Mixto.

De grossura média, suave, leve, de fácil manutenção e utilização, Mixto confere regularidade aos pontos e apresenta-se em 40 cores lisas e vibrantes. Mixto é uma mistura de culturas mas também uma mistura de fibras na sua composição: 50% lã, 50% microfibra acrílica, ou seja a lã clássica com maior aceitação na Europa do Sul.


MATERIAL:
5 novelos de 50 g de fio DMC MIXTO cor 043 Rose Aurora (rosa)
2 novelos de 50 g de fio DMC MIXTO cor 121 Gris Falaise (cinzento claro)
Agulhas de tricô nº 4,5
Agulha de lã DMC de ponta arredondada ref. 6135L/5

TAMANHO ÚNICO:  40 x 124 cm

PONTOS UTILIZADOS:

CANELADO INGLÊS
Com um número par de malhas
1ª carreira: trabalhe todas as malhas em meia.
2ª carreira e carreiras seguintes: *1 m. malha em meia, 1 m. dupla em meia*; repita de *a* até ficar a 2 malhas do final da carreira, trabalhe 2 m. em meia.

MALHA DUPLA EM MEIA
Trabalhe em meia a malha, que está por baixo daquela que se faria para uma normal m. em meia (Isto é, insira a agulha imediatamente por baixo daquela que se apresenta na outra carreira. Trabalhe em meia a malha que está por baixo, deixe cair para o avesso do trabalho a malha trabalhada e aquela que não trabalhou e está por cima).

AMOSTRA
10 x 10 cm = 20 m. x 40 carr. (com as agulhas nº 4,5 em p. canelado inglês)

REALIZAÇÃO:
Para fazer a gola, trabalha-se um retângulo de 40 x 124 cm em canelado inglês. A primeira e a última malha de cada carreira são trabalhadas em meia para fazer as ourelas, nas quais se faz a costura durante a fase de acabamento da peça. Monte 82 m. com as agulhas nº 4,5 e o fio rosa e trabalhe todas as carreiras em canelado inglês (lembre-se de trabalhar a primeira e a última malha de cada carreira em meia). A 53 cm de altura (equivale a 212 carr.) *continue a fazer 6 carr. com a cor cinzento claro e depois volte a trabalhar mais 6 carr. com a cor rosa*. Repita de *a* mais 19 vezes, de maneira a obter no total 20 riscas de cor cinzento claro na parte rosa (num total de 234 carr. e 58,5 cm). Trabalhe mais 50 carr. com a cor rosa (equivale a 12,5 cm). A 124 cm de altura total (equivale a 496 carr.) remate todas as malhas.

ACABAMENTOS:
Corte o fio, deixando uma linha longa. Dobre o retângulo em três pelo lado mais comprido (ver desenho), fazendo de maneira a que o avesso da costura do lado pequeno fique para dentro. Cosa os dois lados ainda abertos com uma costura invisível. Obtém um anel tubular de largura igual ao do retângulo inicial. Remate o fio.


Encontra a lã Mixto e todos os acessórios nas melhores retrosarias do país e na loja DMC online!


Divirta-se a tricotar!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...