sábado, 16 de julho de 2016

Entrevista a Insanitynice: animais de estimação bordados


Insanitynice é o projeto de boradado da chilena Valentina Castillo. Retrata cães e gatos em bordado, mas existe uma grande história por trás. Entrevistámo-la para a conhecer melhor.


Como aprendeste a bordar?

Aprendi a bordar de forma autodidata. Há um tempo a minha avó comprou-me um kit de bordado DMC, que vinha em promoção numas revistas. Fui juntando-as e lendo e comecei a ver vídeos no youtube.



Como nasceu o projeto dos animais de estimação?

Nasceu depois da morte do meu cão “Jazz” no final de 2014, o que me deixou muito triste e me inspirou a retratar os cães, que já tinham morrido, das minhas amigas. Assim, o primeiro retrato foi o cão “Chester” duma amiga para o seu aniversário e depois outra cadela “Kimmy”, que também tinha falecido. Pensei que seriam grandes presentes para homenagear os nossos animais de estimação, que também fazem parte da família. E assim foram-me chegando as encomendas aos poucos.




De que maneira ajudou o bordado a tua vida?

O bordado tem-me ajudado muito, descobri este hobby num momento muito forte para mim. Estava a meio duma depressão e começar a bordar foi uma terapia. Cultivei-me a mim mesma. O bordado permitiu-me dedicar tempo a mim própria, ordenar as minhas ideias e os meus pensamentos. Ajudou. a encontrar-me comigo própria e a cultivar a paciência.


Como te encomendam os retratos? Bordas a partir de fotos?

Geralmente as pessoas enviam-me uma mensagem através da minha página do Facebook e peço-lhe que me enviem uma foto do seu animal o mais nítida possível para poder ver todos os pormenores. Também o podem fazer através no meu Instagram ou do meu email.


Fazes primeiro o esboço na tela?

Gosto de fazer o desenho no Adobe Illustrator primeiro, depois imprimo-o e começo a passar o desenho para a tela e vou juntando detalhes, como onde vai incidir a luz, certas cores, etc.
  


Tens formação em belas artes ou design?

Estou no último ano de design gráfico na Universidade do Chile.



Quais são os pontos que usas mais?

O que mais uso é o ponto cheio. É o meu favorito!


Obrigada, Valentina! Foi muito bonito descobrir a tua história e os teus bordados.

Se quiser encomendar o retrato do seu animal de estimação, já sabe...






  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...