sábado, 13 de fevereiro de 2016

Entrevista a Filipa Carneiro - Nionoi

Hoje apresentamos Filipa Carneiro, natural do Porto, criadora da marca Nionoi, apaixonada por croché e tricô e famosa pelos seus vídeos onde ensina a tricotar.

Acompanhe esta entrevista, no final a Filipa tem um presente para si!


Porquê e quando começou a fazer tricô?
Desde pequena que adoro linhas e tecidos. Muito pequena já fazia croché, costurava roupas para as bonecas e bordava. O tricô veio mais tarde e comecei a tricotar sem parar na gravidez da minha filha. O desejo de lhe preparar o enxoval era imenso e nada comprado se podia comparar aos “tricôs em cima da barriga”, que rapidamente se transformaram em momentos muito especiais da primeira gravidez.

Quando começou a ensinar tricô?
Depois de ensinar algumas amigas em casa, comecei a fazer vídeos no meu blogue e a dar workshops de tricô. Foi um instante até começar a dar aulas e cursos semanais. Descobri que adoro e que tenho sempre coisas novas para aprender e ensinar… muito para lá da “liga e da meia”.


Onde dá aulas de tricô atualmente?
Dou aulas em Lisboa em 3 espaços distintos. Na ComTradição em Alvalade encontramos um espaço acolhedor com vida de bairro, onde dou aulas livres e acompanho várias alunas na realização dos seus projetos preferidos. Na Tricô das Cinco dou alguns cursos temáticos e estamos sempre desafiar as nossas alunas a fazerem mais e melhor. E, mais recentemente, na Companhia das Agulhas onde a costura e o tricô se juntam para um verdadeiro conceito de guarda-roupa feito à mão.

Como nasceu e em que consiste a marca Nionoi?
A marca surgiu com o meu blogue, que tem esse nome. Depois da minha filha nascer não consegui parar de tricotar roupinha de bebé e criei a marca para vender peças feitas por mim. Com o tempo a marca evoluiu e agora é reconhecida como referência nos vídeo-tutoriais em português.


Como prepara os seus vídeos?
Da forma mais rústica possível: na minha sala de jantar, com luz natural e uma máquina fotográfica montada num tripé. Depois segue-se a edição e é só publicar. Comecei com vídeos a ensinar a tricotar e neste momento exploro técnicas mais específicas. Técnicas que exploro nas minhas aulas e, muitas vezes, faço vídeos a pedido das minhas alunas!

Que tipos de fio utiliza habitualmente e qual o seu preferido?
Gosto mais de tricotar com lã do que com algodão e dispenso as fibras artificiais. Fundamental é que seja uma lã confortável de tricotar. Não me foco apenas no resultado final, senão também no prazer que vou ter durante o tempo em que estou a tricotar a peça.


Utiliza outras técnicas no seu dia-a-dia? Qual a sua favorita?
Utilizo várias, mais a minha preferida é o croché que me lembra sempre a infância e os desenhos marcados a alfinetes da minha avó.

Há mais alguma técnica que gostaria de aprender?
Tantas! Sou muito inquieta e adoro aprender técnicas novas, este ano estou determinada a aprender a fiar.


Quais as tendências de malhas de tricô para 2016?
As camisolas tricotadas à mão estão novamente na moda e ainda bem! Os acessórios em tricô têm sempre lugar no armário, mas é bom ver o número crescente de camisolas, casacos e meias tricotadas à mão.

Qual o seu próximo projeto?
Estou a cozinhar algumas novidades no meu site, mas ainda é cedo para falar sobre isso…

A Filipa preparou um vídeo para festejar consigo o Dia dos Namorados.

Vídeo 


Obrigada Filipa!

Aqui pode conhecer mais sobre o seu trabalho!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...