quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Entrevista à Jéssica da Miniature Rhino


Apresentamos-lhe Jessica Marquez, uma artista californiana residente em Brooklyn (E.U.A.), que sob o nome artístico Miniature Rhino se dedica aos seus bordados a tempo inteiro. Talvez já tenha visto as suas famosas constelações bordadas ou os seus bastidores bordados para casamentos.


Jessica acaba de publicar um livro intitulado "Stitched Gifts" pela editora Chronicle Books com milhares de ideias simples e originais para bordar para todos os níveis, mas primeiro vamos conhecê-la...


Quando e porquê começaste a bordar?
Em pequena bordei um pouco aqui e ali, mas não levei muito a sério até me licenciar em 2006. Fiquei obcecada por bordado! Sentava-me na cozinha todas as noites a bordar horas a fio. Inclusivamente integrei o bordado na minha tese e fiz um bordado com a árvore genealógica da minha família. Depois comecei a oferecer bordados aos meus amigos, como almofadas bordada ou um bastidor bordado para os 60 anos de casados dos meus avós.


Já bordaste em suportes muito diferentes. Há algum em especial que gostasses de experimentar? Qual foi o mais estranho em que já bordaste?
O linho é o meu material favorito para bordar, é suave e fácil de usar. Não posso dizer que tenha bordado em nenhum suporte estranho, mas o trabalho mais peculiar que já fiz foi o bordado chamado "How many nigths". Realizei a peça em 2 níveis, num havia constelações bordadas e no outro uma paisagem e podia-se girar as constelações, que se moviam no céu.



Qual é o teu ponto de bordado favorito?
É engraçado, ensino a bordar e costumo dizer "este é o meu ponto favorito" em qualquer ponto. Suponho que tenho muitos favoritos e cada um deles tem uma utilidade diferente. Mas se tiver de eleger favoritos, diria o ponto de cadeia, o ponto atrás e o ponto de nó.


Gostavas de experimentar outra técnica (croché, tricô, macramé, etc.)?
A minha avó faz napperons gigantes. São enormes mas muito delicados e ornamentados ao mesmo tempo. As suas mãos movem-se tão depressa, que parece que tem os modelos gravados na sua memória. Cada móvel da sua casa está coberto com um napperon. Gostava muito de aprender a fazer croché com a minha avó.


Parabéns pelo teu novo livro! Podes-nos explicar o que podemos encontrar aí?
Obrigado! Estou muito contente e orgulhosa do livro. No livro mostro o trabalho, que fui fazendo para a minha loja online Miniature Rhino durante anos. Fiz bordados personalizados para todo o tipo de festas, casamentos, aniversários, nascimentos. No livro vêm modelos personalizáveis, que qualquer um pode bordar. Também há tutoriais e dicas para todos os níveis e projetos divertidos e modernos para bordado tradicional.


Obrigado Jessica!



3 comentários:

  1. Muito obrigada por nos fazer conhecer!!!
    Bom Ano de 2013 para vós!

    ResponderEliminar
  2. sou a mara/ minha amiga bordo desde pequena ,uma porque no colegio do horto onde estudava .bordar era uma disciplina valia nota ..Foi porisso que cedo me vi envolvida com linhas e agulhas.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...