quinta-feira, 17 de maio de 2012

Museu do Bordado em Nisa


Hoje a DMC sugere-lhe uma agradável e cultural visita com a família ao interessante Museu do Bordado e do Barro em Nisa.



“O Museu tem como missão primordial a conservação, investigação e divulgação do património (físico e humano) mais representativo, da história e dos processos de fabrico destas artes tradicionais de reconhecido valor, enquadrando-as no contexto mais geral da história e características do concelho de Nisa.”


Os bordados de Nisa são conhecidos pela sua beleza e características únicas. Estes bordados, executados por mulheres de grande mestria, eram um dos pilares da economia desta bonita terra, em que as raparigas começavam desde muito novas a bordar as peças para o seu enxoval ou para venda, conseguindo assim dinheiro para comprar ou construir a sua casa.



No nosso blogue já foi referida um pouco da história deste belíssimo bordado, veja aqui!



O museu está situado na zona histórica de Nisa, junto à muralha nas Portas de Montalvão, num edifício que foi outrora uma cadeia, daí o nome Largo da Cadeia Nova. Está aberto de terça-feira a domingo, incluindo feriados (com excepção de 1 de Janeiro, Sexta-Feira Santa, Páscoa, 1 de Maio, o feriado Municipal e 25 de Dezembro) das 9H30m às 12H30m e das 14H às 17H30m. A entrada é gratuita.


Para mais informação poderá visitar o site oficial ou contactar o Tel. 245140000 ext. 514 ou o email museu@cm-nisa.pt .



Acrescente esta visita aos seus planos culturais de 2012!

2 comentários:

  1. Linda matéria...
    Já faz mais de 40 anos que estive em Nisa !!!
    Quem sabe num futuro próximo lá vá para ver todas essas belezas...

    abraços de MF

    ResponderEliminar
  2. Da última vez que estive em Nisa não vi bordados, poucas lojas.
    Há pouco tempo, um blog estrangeiro fazia um giveaway com um livro em inglês sobre o bordado português. Que pena, temos bordados fabulosos e não se encontram livros. Por vezes compro revistas sobre os nossos bordados para oferecer às leitoras estrangeiras do meu blog, mas são tão poucas, com tão poucos desenhos, os trabalhos são quase sempre os mesmos. Lanço um desafio, não se poderiam publicar uns livros? Seria fantástico para a divulgação do que é português.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...