Os “Alinhavados de Nisa” ou “Crivos de Nisa” constituem um dos principais bordados tradicionais da vila alentejana de Nisa.
Estes belos bordados têm origem numa antiga tradição, relacionada como o casamento, e segundo a qual as colchas, cobertas e lençóis da cama da noiva eram primorosamente adornados. As obras eram na sua maioria realizadas pela própria noiva, com requinte para deliciar os visitantes e provocar inveja às outras raparigas.
Até meados do século XX o ensino deste bordado realizava-se em casa de mestras bordadeiras, a meninas, que acabavam a instrução primária e aprendiam esta técnica para sua fonte de rendimento.
Os Alinhavados de Nisa são geralmente executado sobre linho ou algodão, consoante o interesse de quem o executa. A sua característica principal é o seu aspecto rendado, resultante dos fios desfiados. Apresentam uma quadrícula rendilhada, que depois de torcida forma crivos. Os alinhavados mais utilizados são: os das carreirinhas, o da cadeirinha, o olho de peixe e o da canastra.
Os motivos mais empregues são flores, folhas, pássaros e peixes entre outros.
Fotografias cedidas pela Editorial Nascimento.
Adoro os bordados tradicionaais, tento de copiá-los, mas com pouco sucesso.
ResponderEliminarOi
ResponderEliminarSimplesmente sensacional,maravilhoso!
Obrigada por partilhar peças tão lindas e com uma história tão interessante.
Fique com Deus!
Beijinhos^_^