terça-feira, 24 de maio de 2011

Alinhavados de Nisa



Os “Alinhavados de Nisa” ou “Crivos de Nisa” constituem um dos principais bordados tradicionais da vila alentejana de Nisa.

Estes belos bordados têm origem numa antiga tradição, relacionada como o casamento, e segundo a qual as colchas, cobertas e lençóis da cama da noiva eram primorosamente adornados. As obras eram na sua maioria realizadas pela própria noiva, com requinte para deliciar os visitantes e provocar inveja às outras raparigas.

Até meados do século XX o ensino deste bordado realizava-se em casa de mestras bordadeiras, a meninas, que acabavam a instrução primária e aprendiam esta técnica para sua fonte de rendimento. 





Os Alinhavados de Nisa são geralmente executado sobre linho ou algodão, consoante o interesse de quem o executa. A sua característica principal é o seu aspecto rendado, resultante dos fios desfiados. Apresentam uma quadrícula rendilhada, que depois de torcida forma crivos. Os alinhavados mais utilizados são: os das carreirinhas, o da cadeirinha, o olho de peixe e o da canastra.

Os motivos mais empregues são flores, folhas, pássaros e peixes entre outros.


 Fotografias cedidas pela Editorial Nascimento.

2 comentários:

  1. Adoro os bordados tradicionaais, tento de copiá-los, mas com pouco sucesso.

    ResponderEliminar
  2. Oi
    Simplesmente sensacional,maravilhoso!
    Obrigada por partilhar peças tão lindas e com uma história tão interessante.
    Fique com Deus!
    Beijinhos^_^

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...