quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Halloween

O Halloween ou Dia das Bruxas, festejado na noite de 31 de Outubro, tem origem nas tradições dos antigos povos da Grã-Bretanha e Irlanda.

Esta festividade acontece um dia antes da “Festa de Todos os Santos”, sendo por isso o seu nome inspirado na expressão "All hallow's eve", que significa “véspera de todos os santos”. Os disfarces e máscaras, utilizadas pelos participantes da festa, seriam uma forma de evitar que fossem reconhecidos pelos espíritos, que vagueiam neste dia.

A oferta de guloseimas às crianças é um dos costumes desta tradição celta, que nasceu da original oferenda de alimentos aos espíritos malignos para que estes não interferissem negativamente na vida dos habitantes. Com o tempo esta prática foi modificada e os alimentos passaram a ser oferecidos aos mendigos. Em troca, estes rezavam pelas almas dos entes mortos dos aldeões.

Na Irlanda eram organizadas procissões para angariar oferendas dos agricultores. Aqueles, que se recusassem, teriam as suas colheitas amaldiçoadas pelos espíritos, o que deu origem à popular chantagem “Trick or treat?” (Doçura ou travessura?).

Levado para os Estados Unidos pelos colonizadores, o Halloween é actualmente uma das festas mais populares deste país. As crianças, mascaradas com fantasias, vão batendo de porta em porta, repetindo a frase "Trick or treat?" e exigindo guloseimas no lugar de alguma travessura contra o proprietário da casa.

Para comemorar esta festividade consigo, deixamos-lhe aqui um trabalho muito simples e de rápida execução, para que possa enfeitar a sua casa com umas aboborinhas de Halloween!


Material:
-Agulha de Croché;
- Agulha Costura;
- Linha DMC;
- Enchimento.

Inicie o trabalho com 6 correntinhas e feche com ponto baixíssimo.
Vá fazendo ponto baixo até obter o número de carreiras desejado ou o tamanho da abóbora desejado.

Una as pontas, como se fosse um fuxico e antes de fechar encha-o com enchimento.
Na fase seguinte pegue numa agulha de costura e coloque linha da mesma cor ou preta. Alinhave sempre pelo meio das bolinhas e passe a linha por fora, dando a forma dos gomos.

Divirta-se e partilhe connosco as suas abóboras ou outros trabalhos fantasmagóricos na nossa página do Facebook!



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...