segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

O bordado de Tibaldinho


A origem do bordado de Tibaldinho remonta ao momento histórico em que a família real e a sua corte regressaram a Portugal, após a sua estadia no Brasil. A corte possuía um grande número de solares na zona de Mangualde, no distrito de Viseu, e também uma grande colecção de bragais. O desgaste das peças do património da nobreza, durante a sua ausência no Brasil, fez com que fosse necessário renovar e substituir as mesmas, aquando do seu regresso. Para tal foram contratadas bordadeiras da região, que refizeram assim os enxovais, construindo um novo património têxtil.

Este bordado é harmonioso e simples com uma característica muito própria, é predominantemente branco. Isto deve-se ao facto das peças em causa se tratarem de roupa de casa e de antigamente se associar o branco à limpeza, higiene, pureza, honestidade e virtude. 


 

Alguns dos motivos desenhados são baseados no tema Amor. Este tipo de bordado adorna toalhas, roupa de cama, aventais entre outros artigos de decoração do lar.

O linho de produção local é, desde há séculos, utilizado neste tipo de bordado. Na sua técnica utiliza-se muitos pontos abertos e cheios, o que confere a estes trabalhos alguma transparência. Os pontos mais utilizados são os ilhós, borbotos ou nozinhos, o ponto espinhado ou de espinha de cobra, o pompom, de cordão ou lançado, caseado ou de recorte e os crivos. 

 

3 comentários:

  1. Os trabalhos branco sobre branco são lindos e nunca saem de moda!!! São intemporais!
    Parabéns pelas lindas matérias com que nos brindam!
    abraços de Maria Filomena

    ResponderEliminar
  2. É MUITO BONITO NÃO SE PODE PERDER É UM PATRIMONIO.LINDOS MUITO LINDOS.
    BEIJINHOS ERCÍLIA DUARTE

    ResponderEliminar
  3. Esses bordados são lindos. Visito essa página sempre que posso. Abraços, ALGECIRA

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...