Koyoco Maruoka é uma ilustradora e designer de ponto de cruz japonesa, residente em Tóquio.
Sob o nome artístico de Gera, criou um largo universo de personagens em ponto de cruz, contando já com uma legião de fãs em todo o mundo. Além de motivos para quadros e ornamentos, apresenta também uma pequena colecção de acessórios decorados com ponto de cruz.
Todas as suas obras são realizadas com as linhas DMC.
Falámos com a Koyoko e colocámos-lhe perguntas sobre o seu trabalho:
- Como começou a trabalhar em ponto de cruz?
Há já 14 anos a minha irmã pediu-me para fazer uma lembrança para o nascimento do seu filho. Assim fui à retrosaria à procura de esquemas de ponto de cruz, mas não encontrei nenhum esquema japonês que me agradasse. Conhecia muitos esquemas bonitos de outros países e assim comecei a fazer ponto de cruz com esquemas que arranjei dos Estados Unidos, Reino Unido, França, Suécia, Dinamarca, Holanda…
Trabalhei com todo o tipo de desenhos em ponto cruz durante 10 anos e em 2006, finalmente, comecei a fazer os meus próprios desenhos.
- Como aprendeu a fazer ponto de cruz?
Aprendi sozinha. Comprei algumas revistas e livros e procurei instruções na internet. Também aprendi muito com amigos, que conheci on-line, e que me ensinaram muitos truques de ponto de cruz.
- É ilustradora, isso ajudou-a a criar os seus esquemas? Cria os seus próprios esquemas de ponto cruz ou passa as suas ilustrações para esquema?
Estudei desenho e pintura na escola de arte durante 3 anos. Eu crio os meus esquemas especialmente para ponto de cruz. Não me atraem os esquemas que são digitalizados de imagens ou fotografias.
- Já experimentou alguma vez bordado tradicional?
Claro que sim! Bordei imensos motivos de livros antigos. Adoro os desenhos tradicionais e tenho uma grande admiração por eles.
- Na sua opinião, qual será o futuro do ponto de cruz?
É uma pergunta difícil. Penso que o ponto cruz é um bordado imortal, porque é fácil e divertido. No futuro gostaria de criar novos desenhos, que nunca ninguém tenha feito, e um livro com os meus esquemas.
E espero que muitas apaixonadas dos lavores se divirtam não só a bordar, mas também a criar os seus próprios desenhos.
- O ponto cruz é popular no Japão?
Penso que não é muito popular entre os jovens. Espero que os meus desenhos atraiam as gerações mais novas.
Muito obrigado Koyoko! Pode ver muito mais no seu site!
Muito obrigada pela partilha do trabalho desta talentosa artista!
ResponderEliminarNão conhecia essa artista!
ResponderEliminarMuitissimo obrigada por nos dar a conehcer tão lindos trabalhos.
Agora vou ao endereço para conhece-la melhor!
abraços de Maria Filomena
Faz bem Filomena, ela tem trabalhos lindissimos, e muito originais criados por ela!
ResponderEliminarbeijinhos
Bom dia! Parábens pelos maravilhosos trabalhos, assim como você adoro bordar ponto cruz, mas é uma pena não termos aqui em nossas livrarias livros DMC. Abraços Cristiane Boquetti, São Paulo-Brasil
ResponderEliminar