sábado, 8 de janeiro de 2011

Bordado de Castelo Branco



 

Nos últimos posts do nosso blogue temos apresentado os principais bordados tradicionais portugueses, uma grande riqueza cultural do nosso país.

Hoje abordamos mais um bordado típico, o bordado de Castelo Branco, também conhecido como o “Bordado Albicastrense” ou “Bordado a Frouxo”, como era antigamente designado.

Este bordado é também conhecido por “Colchas de Noivado”. À semelhança dos “Lenços dos Namorados”, representavam o enxoval das noivas da região e enfeitavam a cama dos desposados. 




As “Colchas de Noivado” derivam das colchas orientais de influência Indo-Portuguesa dos meados do século XVI e século XVII, embora já existissem antes, mas muito mais simples, sem integrar a figura humana. Passado um tempo do descobrimento do caminho marítimo para a Índia, e com as trocas comerciais que começam a existir, a influência da técnica, decoração e simbolismo próprios daquela “terra” começam a ser visíveis neste tipo de bordado. Passou assim a existir a figura humana, a referência aos sentidos e outros símbolos. Apesar de toda a influência, a forte apropriação pelo contexto beirão conferiu a estas colchas uma personalidade própria, mantida ainda nos dias de hoje.

Como suporte ao bordado é utilizada uma fibra natural, o linho, bordado com fios de seda natural, tingidos de diversas cores e tonalidades.

Neste tipo de bordado utilizam-se vários pontos, como o ponto de cadeia ou o ponto pé de flor. O ponto que ganhou o nome da cidade e que deu também origem a um dos nomes deste bordado foi o “ponto a frouxo”, que cobre maiores extensões, o caule ou as raízes da árvore da vida. Somente é recoberto o lado direito do bordado, pois a agulha atravessa o linho e volta a emergir bem junto a esse ponto, para deixar linha, praticamente, apenas nesta face do bordado. 


 

Só é possível bordar o linho, apenas se este estiver bem esticado num só bastidor.

Em relação à simbologia existente nestas colchas, os mais vistos são:

· O lar representado pela árvore da vida;

· Os pássaros que representam os desposados;

· O Homem e a Mulher representados respectivamente pelo cravo e pela rosa;

· Os lírios que mostram a Virtude;

· Os corações, que claro, significavam o amor.

Para mais informações sobre este bordado, existe um blogue, bastante interessante sobre a região e seu artesanato:

http://castelobrancocidade.blogspot.com/







Para terminar gostaríamos de relembrar que o concurso "Dia dos Namorados" termina a 10 de Fevereiro de 2011, se ainda não começou, então mãos à obra! 

Para mais informação e para envio dos trabalhos, contacte-nos para o nosso email : oblogdadmc@gmail.com

 

6 comentários:

  1. Caras senhoras,
    este blog está cada dia mais bonito. Parabéns pelas excelentes matérias e pela divulgação dos diversos tipos de bordados portuguêses. Um pais tão pequeno, mas com uma cultura tão grande e diversificada, seja na área do artesanato, da gastronomia, da música, etc, etc. Quanto ao bordado de Castelo Branco, em específico, é de uma riqueza impar. Parabéns, com votos de um Feliz Ano Novo a toda a equipe
    de Maria Filomena

    ResponderEliminar
  2. Olá Filomena!

    Toda a equipa lhe deseja também um Feliz Ano Novo e felicidades!
    Em relação aos bordados portugueses, estamos a tentar divulgar um pouco da nossa riqueza e dar a conhecer um pouco mais sobre os bordados típicos, histórias que para muitos são desconhecidas.

    Cumprimentos
    Equipa DMC

    ResponderEliminar
  3. este bordado não pode ser explicado passo a passo? Gosto muito e assim já poderia aprender como se faz.Obrigado.

    ResponderEliminar
  4. Estou encantada com o PAP dos variados bordados, é o que estava procurando, pois alguns eu nem conhecia ao fundo da historia. Sou portuguesa, moro no Brasil a 50 anos, mas nunca esquecerei as raizes do coração. Parabéns pela postagem. Bjos
    Mariazinha http://www.segredodaslinhas.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Gostaria de pedir autorização para divulgar em meu Blog, aqui no Brasil a história do bordado de Portugal. Amigas ficam pedindo que eu divulgue os bordados que conheço. Seria um prazer fazer uma matéria e divulgar seu endereço também para compras. Obrigada pela atenção, aguardo resposta. Abraços, Algecira

    ResponderEliminar
  6. Estive aí em Portugal no ano passado. Encantei-me com os bordados de Castelo Branco. Será que poderiam indicar-me um site para aprender passo a passo, os principais pontos desses bordados.Aguardo resposta.
    Obrigada
    Ivanilda Carvalho Pinheiro
    Brasil

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...