terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Lenço dos Namorados




A história dos Lenços dos Namorados remonta aos séculos XVII e XVIII e aos lenços senhoris. Estes foram adaptados pelas mulheres do povo, que lhes deram novas características e outro aspecto.

Os lenços senhoris faziam parte integrante do traje feminino, eram geralmente quadrados, de linho ou algodão, bordados ao gosto da bordadeira e dispunham de utilidade decorativa.

Outra das funções destes lenços era a conquista do namorado. As raparigas, quando estavam em idade de casar, confeccionavam o seu lenço bordado num pano de linho ou num lenço de algodão quadrado. Utilizavam os conhecimentos que possuíam sobre ponto cruz e bordado, adquiridos na infância, aquando da confecção do seu marcador ou mapa.

Depois de bordado, o lenço era entregue ao “namorado” ou ao “conversado”, e em conformidade com a atitude deste de o usar publicamente ou não, se decidia o início de uma ligação amorosa. 


 

Assim os lenços levavam consigo os sentimentos amorosos das meninas em idade de casar, demonstrados através dos vários símbolos amorosos, como a dedicação, amizade, fidelidade, etc.

O ponto cruz era a técnica mais utilizada nestes lenços, mas por ser um ponto trabalhoso, obrigava a bordadeira a despender muito tempo, semanas e mesmo meses na sua confecção. Com a modernização da vida, a mulher deixou de ter tanto tempo para a confecção destes lenços e necessitou de arranjar uma solução para este problema, adoptando outros pontos mais fáceis de bordar. 


 

Para além da mudança de técnica, as cores dos lenços deixaram de ser apenas vermelho e preto, passando a ser utilizadas muito mais cores e novos motivos decorativos. Os lenços passaram a ser também acompanhados muitas vezes de quadras populares dedicados ao grande “Amado”.






 Aqui vai uma pequena inspiração para o nosso concurso do "Dia dos Namorados".





9 comentários:

  1. Que alegria encontrar hoje os modelos dos lenços dos namorados.....já andava para pedir a algumas amigas blogueiras portuguesas que me enviassem por email!...mas temia que não entendessem o meu pedido! Sou brasileira mas amo Portugal como se fosse a minha terra.Minha sogra falava-me sempre dos lencinhos dos namorados e eu tinha mesmo muita curiosidade em conhece-los... Portanto, pergunto se haveria condições de enviar-me por email, os riscos desses que estão postados aí no blog?Ficaria imensamente grata! Desde já agradeço a atenção.Meu email:edalyesteves@yahoo.com.br Blog: http://artesdaloloca.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Eu adoro bordar lenços dos namorados. A familia do meu marido é de Braga e desde sempre me habituei a ver estes bordados. A medo, comecei a bordar e é sempre um prazer terminar um trabalho. O meu blog é http://arte-ou-mania.blogspot.com
    Tenho lá alguns dos lenços que bordei.
    Beijocas
    Alda

    ResponderEliminar
  3. Bom dia.
    será que alúém tem esquemas dos lenços?
    Gostava de bordar um, mas não encontro nenhum esquema.

    Obrigada

    ResponderEliminar
  4. Muito bonitos
    Seria possível enviar-me alguns desenhos por mail:
    alina.duarte@hotmail.com
    Obrigada

    ResponderEliminar
  5. Alguem me pode enviar esquemas de lenços dos namorados por email? sousa.ana.rita@gmail.com.
    Obrigada

    ResponderEliminar
  6. Olá, será que alguém me pode enviar para o mail alguns esquemas para bordar lenços dos namorados? rosalia.rib@gmail.com Obrigada.

    ResponderEliminar
  7. Alguem me pode enviar esquemas de lenços dos namorados por email?morgada1975@hotmail.com Obrigada

    ResponderEliminar
  8. Caras amigas, nesta mesma publicação encontra-se um esquema e em outras publicações sobre os lenços dos namorados também poderão encontrar mais esquemas.

    Cumprimentos
    Blog da DMC

    ResponderEliminar
  9. Boa noite. Venho por este meio pedir a sua ajuda. A minha Avó queria bordar-me uma toalha de linho e pediu que eu escolhesse o motivo. Adoro os lenços dos namorados. Como é possível arranjar os moldes para a minha avó passar? Há livros acerca deste motivo especificamente? Obrigada desde já.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...