sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Modelo de oferta: manta “granny square”


Hoje temos para lhe oferecer o modelo para realizar esta manta de croché com “granny squares”. Este tipo de mantas foi muito popular nos anos 70 e agora volta a estar na moda com milhares de formatos e cores. As mais tradicionais são as quadradas, mas também há com outras formas geométricas.

A graça está num motivo, que se trabalha do centro para fora e se repete as vezes que quiser. Quanto mais motivos houver, maior será a manta. Uma vez terminados todos os motivos, juntam-se e forma-se a colcha.

Pode ser usada no sofá, como cobertor na cama, no berço ou em qualquer outro lugar à escolha!

Para fazer esta manta usámos o fio de algodão Natura Just Cotton disponível nas melhores retrosarias do país e também na loja DMC online.

Esperamos que se divirta a fazê-la, é viciante! Se não sabe fazer croché, é muito fácil. Aqui encontra o nosso curso online grátis!

Realização:

V1. Sobre uma argola mágica faça 3 malhas de cordão no ar (primeira malha alta) e 15 malhas altas.

V2. Fazer 5 malhas de cordão no ar e fazer 1 malha alta na 3ª malha da volta anterior. Faça 1 malha de cordão no ar. *Salte 1 malha alta da volta anterior e faça na mesma malha 1 malha alta, 2 malhas de cordão e 1 malha alta. Faça 1 malha de cordão no ar* Repetir de *a* mais 6 vezes. Feche com ponto baixíssimo.

V3. Mude de cor. Faça 3 malhas de cordão no ar e faça 3 malhas altas no primeiro grupo de malhas de cordão da volta anterior. Faça 3 malhas de cordão no ar. Faça *4 malhas altas no grupo seguinte de malhas de cordão e 3 malhas de cordão no ar*. Repetir de *a* mais 6 vezes. Fechar com ponto baixíssimo.

V4. Comece por fazer no primeiro grupo de 3 malhas de cordão da volta anterior 3 malhas de cordão no ar, 2 malhas altas, 1 malha de cordão, 3 malhas altas. Fazer 3 malhas de cordão no ar. *Faça no grupo seguinte de malhas de cordão: 3 malhas altas, 1 malha de cordão, 3 malhas altas. Faça 1 malha de cordão no ar. Faça no grupo seguinte de malhas de cordão: 3 malhas altas, 1 malha de cordão, 3 malhas altas. Faça 3 malhas de cordão no ar*. Repita *a* mais 3 vezes. Faça no grupo seguinte de malhas de cordão: 3 malhas altas, 1 malha de cordão, 3 malhas altas. Faça uma malha de cordão no ar. Fechar com ponto baixíssimo.

V5. Mude de cor. Faça 1 malha de cordão no ar e faça 1 malha baixa na última malha de cordão da volta anterior. Faça 3 malhas de cordão no ar, 1 malha baixa (no cordão do primeiro grupo de pontos), 3 malhas de cordão no ar. *No buraquinho formado pelas 3 malhas de cordão seguintes da volta anterior faça: 2 malhas altas, 3 malhas de cordão e 2 malhas altas. Faça 3 malhas de cordão, 1 malha baixa (no cordão do seguinte grupo de malhas), 3 malhas de cordão. Repita de * a *mais 2 vezes. No buraquinho seguinte formado pelas 3 malhas de cordão da volta anterior faça: 2 malhas altas, 3 malhas de cordão e 2 malhas altas.
Faça 3 malhas de cordão, 1 malha baixa (no cordão do seguinte grupo de malhas). Feche com ponto baixíssimo.

V6. Faça 3 malhas de cordão no ar e faça 2 malhas altas no primeiro grupo de 3 malhas de cordão. Faça 1 malha de cordão, 3 malhas altas (no seguinte grupo de 3 malhas de cordão) e 2 malhas de cordão. *No grupo de malhas, que forma a esquina da volta anterior, faça: 2 malhas altas, 3 malhas de cordão e 2 malhas altas. Faça 2 malhas de cordão, 3 malhas altas (no seguinte grupo de 3 malhas de cordão), 1 malha de cordão, 3 malhas altas (no seguinte grupo de 3 malhas de cordão), 1 malha de cordão, 3 malhas altas (no seguinte grupo de 3 malhas de cordão), 1 malha de cordão, 3 malhas altas (no seguinte grupo de 3 malhas de cordão), 2 malhas de cordão.* Repita de *a* mais 2 vezes.
No grupo de malhas, que forma a esquina seguinte da volta anterior, faça: 2 malhas altas, 3 pontos de cordão e 2 malhas altas. Faça 2 malhas de cordão, 3 malhas altas (no seguinte grupo de 3 malhas de cordão), 1 malha de cordão, 3 malhas altas (no seguinte grupo de 3 malhas de cordão), 1 malha de cordão. Feche com ponto baixíssimo.

V7. Mude de cor. Faça 1 malha de cordão no ar e faça 1 malha baixa nas 3 malhas de cordão e 2 malhas baixas nas 2 malhas altas seguintes. Faça 1 malha baixa na malha de cordão seguinte, 3 malhas baixas (nas malhas altas da volta anterior) e 2 malhas baixas (nas malhas de cordão).*Na esquina faça 2 malhas baixas (nas malhas altas), 5 malhas baixas (nas malhas de cordão) e 2 malhas baixas (nas malhas altas). Continue, fazendo todo o lado com 1 malha baixa em cada malha alta e 1 malha baixa em cada malha de cordão.* Repetir de *a* mais 2 vezes. Na esquina seguinte faça 2 malhas baixas (nas malhas altas), 5 malhas baixas (nas malhas de cordão) e 2 malhas baixas (nas malhas altas). Faça 1 malha baixa em cada malha alta e 1 malha baixa em cada malha de cordão até terminar a volta. Feche com 1 ponto baixíssimo.


Remate os fios.


Faça a quantidade de motivos que precisar, combinando as cores do Natura Yummy, para fazer a manta do tamanho desejado.

Quando tiver terminado todos os motivos, com uma agulha de coser lã cosa os quadrados entre si, alternando as cores da forma que mais gostar. Pode ver o tutorial aqui.

Para acabar a manta tem de fazer 3 voltas de malha alta em redor de todos os motivos cosidos. Recordamos que no ponto de esquina tem de fazer 3 malhas altas na mesma malha.






Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...