quarta-feira, 22 de julho de 2015

Aprenda croché com a DMC: 8ª aula- Ponto de estrela e ponto de canutilho

Este verão estamos o oferecer o curso de croché online, começámos no nível 0 ensinando o ponto de cordão e a malha baixa e, semana após semana, temos mostrado vídeos com tutoriais muito fáceis para aprender passo-a-passo. Se perdeu algum, não há problema. Pode ver todos os vídeos neste link.
Na 8ª aula ensinamos a fazer o ponto de estrela e o ponto de canutilho, dois pontos de fantasia muito bonitos e vistosos, que pode usar em qualquer tipo de projeto.

Fizémos esta almofada com o ponto de estrela e o fio Natura XL Just Cotton.


Ponto de estrela

Este é o esquema para fazer uma amostra do ponto de estrela.
Agulha: Nº 7 mm
Medidas da amostra: 20x17 cm
Realização:
Faça 26 pontos de cordão com a cor A.
1ª carreira: Faça 5 malhas baixas juntas (sem fechar), começando no 2º ponto a partir da agulha. Vai ficar com 6 arcos  na agulha. Faça 1 ponto de cordão (vai criar um “olhinho”.).* Levante  1 malha baixa (sem fechar) no “olhinho”, levante 1 malha baixa (sem fechar) no lado da última das 5 malhas baixas, levante 1 malha baixa (sem fechar) no mesmo ponto onde fez a última das 5 malhas baixas, levante 1 malha baixa em cada um dos pontos seguintes e passe o fio pelos 6 arcos que tem na agulha. Faça 1 ponto de cordão.* Repita de *a* até ao final da tira de pontos de cordão. Faça 1 malha alta no último ponto.
2ª carreira: Faça 2 pontos de cordão. Em cada “olhinho” da estrela faça 2 malhas médias. Termine a carreira com uma malha média no último ponto.
3ª carreira: Faça 3 pontos de cordão. Levante 1 malha baixa (sem fechar) nos 1º, 2º e 3º pontos, levante 1 malha baixa (sem fechar) nas 2 malhas médias seguintes e passe o fio pelos 6 arcos da agulha. Faça 1 ponto de cordão. *Levante 1 malha baixa (sem fechar) no “olhinho”, levante 1 malha baixa (sem fechar)  no lado da última das 5 malhas baixas, levante 1 malha baixa (sem fechar) no mesmo ponto onde fez a última das 5 malhas baixas, levante 1 malha baixa (sem fechar) em cada um dos 2 pontos seguintes e passe o fio pelos 6 arcos da agulha. Faça 1 ponto de cordão.* Repita de *a* até ao final da carreira. Faça 1 malha alta no último ponto.
Repita as carreiras 2 e 3 para completar a amostra do ponto de estrela.




Ponto de canutilho



Este é o esquema para fazer uma amostra do ponto de canutilho.

Agulha: Nº 7 mm

Medidas da amostra: 9x10 cm

Realização:
Faça 10 pontos de cordão com a cor A.

1ª carreira: Faça 3 pontos de cordão para a primeira malha. Faça um ponto de canutilho (enrole 6 vezes o algodão Natura XL à volta da agulha, insira a agulha no ponto seguinte e faça 1 malha alta, ficará com 8 arcos na sua agulha, puxe o fio e passe por 7 arcos, puxe o fio de novo e passe pelos 2 arcos que ficaram), faça o mesmo em cada um dos pontos de cordão.

2ª carreira: Faça 1 ponto de cordão e 1 malha baixa em cada 1 dos pontos da carreira anterior.

3ª carreira: Faça 3 pontos de cordão e 1 ponto de canutilho em cada um dos pontos da carreira anterior.
Repita as carreiras 2 e 3 até completar a amostra.

















Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...