domingo, 8 de março de 2015

Lavores tradicionais de Espanha: bordado segoviano

Espanha é um país rico em tradição têxtil. Já lhe falámos do bordado maiorquino e do de Lagartera e hoje é a vez do bordado segoviano.


O bordado tradicional da Segóvia apresenta motivos geométricos e costuma ser bordado em duas cores: preto-encarnado, azul-castanho, castanho-verde e encarnado-azul são as combinações habituais. 


(Livro Alfaya e López: Bordados populares de Segóvia, Madrid, 1930. Ver aqui)

Antigamente todas as jovens aprendiam este bordado nas aulas de lavores, mas hoje em dia perdeu-se a tradição, embora na zona de Segóvia se continue a usar para atoalhados, camisas de trajes regionais ou panos entre outras peças.


Os motivos costumam ser figuras geométricas com triângulos, cruzes e desenhos florais. São muito simples, mas uma vez combinados dão um conjunto muito bonito.




Utiliza-se tela e fios de linho e estame de lã preta e parda. Os pontos mais utilizados são o ponto atrás, o ponto de cruz, o ponto de espiga, o ponto de cadeia, ponto lançado, ponto pé de galo, ponto de quadro duplo, ponto de recorte espaçado e os tecidos de linho de teia e trama igual, de modo que se possam contar os fios.


(Bibliografia: Viversan, Badulake de Ana, Bordados, Crochê e Ponto e Grupos de Dança Carbonero) 

Sem comentários:

Publicar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...