quarta-feira, 18 de junho de 2014

Ilustrar com a máquina de costura, entrevistámos Miyuki Sakai


Quando pensávamos que uma máquina de costura só servia para confecionar peças de roupa, eis que aparece a artista japonesa Miyuki Sakai com as suas incríveis ilustrações realizadas inteiramente com uma máquina.
Porque a sua criatividade e técnica não têm limites, ficámos fascinados com as suas ilustrações.
Miyuki é de Osaka (Japão), mas vive em São Francisco há 16 anos. Gostamos tanto do seu trabalho, que lhe fizemos uma entrevista para nos explicar como começou e como é o seu método de trabalho.


Quando começou a ilustrar com a máquina de costura?
Comecei a usar a máquina de costura, quando estava a tirar uma pós-graduação depois de dois anos na universidade. Antes já tinha feito muitas peças de arte com madeira, fotografias, aguarelas e figuras tridimensionais, utilizando vários métodos distintos. Estava à procura da técnica perfeita para mim, um dia encontrei a máquina de costura da minha mãe e pensei: "E se a utilizar para desenhar?". Foi assim que comecei.


Estudou belas artes?
Frequentei a escola de arte em Kyoto, depois de me graduar num instituto.


Como aprendeu a coser?
Nunca me ensinaram, simplesmente comecei a coser. Sou totalmente autodidata.


Já tinha bordado à mão antes de começar a costurar à máquina?
Nunca, adorava que me tivessem ensinado. A minha mãe fez aulas de bordado durante 40 anos e nas suas aulas utilizavam sempre linhas DMC!


Quanto tempo leva a fazer uma ilustração com a máquina?
Para fazer as minhas ilustrações normalmente levo entre dois a três dias para cada desenho.


Como é o processo de ilustração com a máquina de costura?
Primeiro faço um esboço à mão num papel com esferográfica e passo-o para uma peça de tecido, utilizando papel vegetal. Começo por bordar as cores mais claras e depois faço as sombras, mudando a cor do fio. Por fim faço o contorno com cores mais fortes e também alguns detalhes brilhantes com fio de seda. Esta é a ordem que sigo nos meus trabalhos. Atualmente só uso o ponto direito numa máquina de costura profissional.


Existe algum tema, que prefira desenhar?
Adoro desenhar comida e os seus recipientes, frutas e verduras coloridas, bolos deliciosos... Quando os vejo, não consigo deixar de pensar como os vou desenhar. Fascinam-me!

Obrigado Miyuki, vamos estar atentos às suas criações! Se quiser ver todos os seus trabalhos, visite o seu site aqui.


1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...