domingo, 6 de abril de 2014

Ponto de Cruz XL por Regina Silveira

 

Tal como num bordado em tecido, Regina Silveira (Porto Alegre, 1939) cobriu as paredes de um cubo de vidro no átrio do Museu Amparo em Puebla (México) com desenhos de animais impressos em vinil, que referem o imaginário popular da cidade.


A intervenção intitulada “El sueño de Mirra y otras constelaciones” é um exercício da artista brasileira para representar a história de Puebla e trazer para um contexto contemporâneo uma das técnicas de lavores com maior tradição em todo o país: o bordado.


Com base na ideia do bordado, o título da exposição refere-se ao nome real da princesa trazida da Ásia para Puebla no final do século XIX, a quem se atribui o tecido com agulhas em "Punto de Cruz". Assim Regina, depois de investigar o contexto histórico da cidade, descobriu que o bordado e em especial o ponto de cruz, se mantém como uma atividade prioritária entre as mulheres desde os tempos da Chinesa de Puebla.



2 comentários:

  1. Boa tarde gostaria de saber s não me consegue arranjar o brevê dos paraquedistas em ponto d cruz..mail- maraferreira15@hotmail.com obrigado

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...