sábado, 30 de novembro de 2013

A origem dos marquoirs e um esquema de oferta


O marquoir é um tecido, sobre o qual as meninas aprendiam a bordar. Esta prática era transmitida de mãe para filha ou ensinada em instituições como parte da educação, que as meninas recebiam para o seu futuro como esposa.

Existem dois tipos de marquoirs:
O marquoir de letras, atualmente chamado Abecedário, que era bordado em ponto de cruz. Era também uma forma de as meninas memorizarem e aprenderem o abecedário, já que nessa época nem todas as crianças eram escolarizadas. Assim aprendiam as letras do alfabeto a bordar! 
Estes marquoirs são a origem dos atuais abecedários bordados.


O outro tipo de marquoir é aquele em que se descriminam os diferentes pontos de bordado úteis para toda a boa dona de casa. Incluíam-se ponto úteis para arranjar um tecido, mas também outros pontos como o de cadeia, pé de flor, de festão... Como se fosse um mostruário de pontos.
Algumas obras misturam os dois tipos de marquoir.


O estudo do marquoir pode revelar muita informação sobre a bordadeira que o elaborou. Uma obra muito grande, muito trabalhada com uma multiplicidade de cores será de uma bordadeira experiente e uma obra pequena monocromática revela uma jovem aprendiz. Os motivos bordados costumavam ser representativos da condição social da criadora.



Hoje oferecemos-lhe este esquema para bordar um quadro em ponto de cruz herdeiro dos marquoirs.

Pode fazer o download dividido em 4 arquivos: 1, 2, 3, e 4.

O exemplo foi bordado em linho, mas pode escolher o tecido que preferir.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...