sábado, 19 de fevereiro de 2011

Bordado de Óbidos



O bordado de Óbidos tem origem na década de 50, quando a Sr.ª D.ª Maria Adelaide Baptista Ribeirete, natural de Óbidos, após uma longa ausência, regressa à vila e encontra em fase de conclusão os trabalhos de restauro da Igreja Matriz de Santa Maria. D.ª Maria ficou encantada com a originalidade do tecto da igreja, passando várias horas a contemplar esta arte.

Esta época não foi monetariamente fácil para os portugueses. O desemprego reinava, especialmente no sexo feminino. Sempre solidária com o próximo, esta senhora não dava descanso à imaginação, tentado encontrar uma solução que permitisse dar trabalho à população feminina da sua terra. 


 
Movida por um impulso, Dª Maria copiou os desenhos do tecto da Igreja, que tanto a apaixonavam, recriou-os e transformou-os em bordados, cujas técnicas se apressou a transmitir às outras mulheres da vila.

Nos primeiros tempos as mulheres de Óbidos bordavam e vendiam os trabalhos produzidos. Com o produto destas vendas conseguiram reorganizar as suas vidas, transformando assim a Vila de Óbidos num local mais atractivo e turístico. Como consequência as mulheres foram desviadas para outro tipo de tarefas mais rentáveis, levando este bordado um pouco ao esquecimento. 


 
Maria Adelaide Ribeirete não desistiu e com mais de 80 anos de idade, por volta da década de 90, organizou um curso, que administrou e custeou, para poder transmitir às suas conterrâneas mais novas uma arte que criara num momento histórico importante para a vila. 

 
No final dos anos 90 o Bordado de Óbidos foi reconhecido com o Selo de Qualidade com o apoio da Câmara Municipal de Óbidos, que virou a sua atenção para este bordado local, promovendo e divulgando o mesmo.

Maria Adelaide Ribeirete faleceu entretanto, deixando, no entanto, um importante legado para a posteridade. 



Fotografias cedidas pela Editorial Nascimento.

6 comentários:

  1. Parabéns por mais esta divulgação do bordado português. Os desenhos e nas cores são magníficas e Óbidos é um lugar encantado.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada por ter partilhado a história deste bordado

    ResponderEliminar
  3. Com os meus 14/15 anos ajudei algumas vezes a copiar para papel transparente, alguns dos desenhos usados no Bordado de Óbidos...
    E já foi há tanto tempo...!!!

    ResponderEliminar
  4. Os trabalhos das: 1ª e 4ª fotos, do Bordado de Óbidos - cedidas pela Editorial Nascimento -
    - foram executados pelas alunas do Curso de Formação Feminina da Escola Industrial e Comercial das Caldas da Rainha, atual Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro de Caldas da Rainha.
    O prato de cerâmica, pintado com o bordado de Óbidos também foi executado por alunos do Curso de Cerâmica da mesma Escola.
    Calculo q a comentadora anónima de 27/3/2011, seja uma das q merecem o elogio q envio a todos os q com o seu empenho e carinho, deram a oportunidade de pudermos admirar estas obras de arte. Bem hajam por me proporcionarem a alegria de ver e sentir o dever cumprido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se tinha cerca de 15 anos, quando entrei na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro de Caldas da Rainha, e nessa altura já tinha este nome actual.. Actualmente tenho 32 anos.. Então os trabalhos que a Fernanda Tavares menciona, já têm no mínimo mais de 17 anos. Quando aprendi o bordado de Óbidos, tinha entre 11 a 13 anos, e aprendi no clube de tapeçaria (actividade extra-escolar) na antiga escola C+S Josefa de Óbidos, situada em Óbidos, que actualmente tem outra denominação.

      Eliminar
  5. Olá Pessoal...
    Adoro os bordados portugueses e tenho pesquisado nos sites para saber como bordar os pontos básicos de Portugal. Estou com dificuldades para encontrar os sites respectivos que mostram minuciosamente a maneira de cozer estes pontos. Poderiam indicar-me?

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...