quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Biscornus - Alfineteiros

Biscorno de Linda


Actualmente os biscornus estão muito na moda! De certeza que algumas de vocês já os conhecem, mas para aquelas que ainda não tiveram a oportunidade, mostramos alguns exemplos.

O biscornus é uma almofada com enchimento em forma de octógono, utilizado geralmente como alfineteira, mas também como adorno de decoração.

Os biscornus são elaborados com quadrilé Aida ou linho e decorados com ponto de cruz ou bordado. O nome destas almofadinhas vem da língua francesa, derivado da sua forma irregular com vários bicos. Embora pareçam complicados, são muito simples de confeccionar. 


Biscorno de Hania Wojtowicz

Primeiro deverá recortar em quadrilé dois quadrados de 20 x 20 quadradinhos para uma pequena alfineteira. Se optar por um biscornus grande, deve cortar 50 x 50 quadradinhos. Geralmente os biscornus não são maiores do que a palma da mão, mas fica ao seu critério.

Depois de ter os quadrados, cosa, unindo os cantos de um quadrado com a parte central das laterais do outro quadrado. Nestas simples instruções poderá ver o passo-a-passo com fotos exemplificativas. Estas outras instruções também mostram com grande clareza todo o processo.

A parte central é muitas vezes decorada com missangas ou botões, os cantos também podem ser decorados com borlas ou fitas, para pendurar os biscornus como um acessório. 


 

No site do The Floss Box estão disponíveis vários esquemas gratuitos em PDF como este. Aqui encontra um esquema clássico em tons de azul.

Por ter um formato pequeno, é fácil e rápido de executar, o que lhe permitirá experimentar vários tipos de bordados e motivos a curto prazo.

No site do grupo Flickr, dedicado aos biscornus, poderá encontrar inúmeros exemplos em todas as cores e estilos. 


Biscornu de Rahenna
 
Se quiser divulgar os seus biscornus, partilhe a sua foto na nossa página do Facebook!

4 comentários:

  1. Simplesmente maravilhosos!
    Sou fã desses pequenos objetos...
    abraços de MF

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelos comentários!
    Ficamos muito contentes com opiniões tão positivas!

    Cumprimentos :)

    ResponderEliminar
  3. !!!Maravilho!!!!
    adimito a qualidade da DMC ..gosto muito de bordas com a mouline e as perlé...o brilho e a qualidade dos fios deixa o trabalha mais bonito e de uma otima qualidade...
    Parabéns sucesso sempre...bjos Laline Zacarkim

    ResponderEliminar
  4. Amei. Sempre quis saber como eram feito. Parabens pelo site. Bjus.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...