segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Sinos de Natal da Filomena


Como já é de conhecimento geral, temos grande prazer em receber trabalhos das nossas consumidoras e de os expor no nosso blogue.

Hoje deixamos aqui mais um trabalho da D. Filomena dedicado aos enfeites de Natal, mais especificamente uns sinos em tecido quadrilé com bordado em ponto de cruz.

A D. Filomena teve a amabilidade de nos enviar as fotografias passo a passo, para que possa fazer uns iguais para enfeitar a sua casa ou árvore de Natal.




Começa-se por fazer o desenho ao gosto no tecido quadrilé (as medidas do desenho já devem ser adaptadas ao tamanho pretendido do sino). Depois de bordado, com a ajuda de um compasso deve-se fazer um semicírculo no tecido.


Depois de desenhado o semicírculo, deve-se cortar o tecido á volta, mas não pela linha. Deve-se deixar mais cerca de um a dois centímetros a mais, como se pode verificar na imagem.


De seguida num pedaço de cartolina, desenhe a forma do semicírculo com um pequeno rectângulo de um centímetro em cima até ao centro do diâmetro, como no desenho. De seguida recorte. Faça dois iguais.


Pegue num semicírculo e dobre-o em forma de cone. Dobre o rectângulo para a parte de dentro e cole-o. Cole o tecido em volta do cone, pela linha que desenhou com o compasso. deixando de fora as sobras.



Em seguida cole as sobras para dentro do cone. O tecido deverá ficar bem colado e esticado.


Pegue no outro semicírculo, dobre como o primeiro e cole por dentro do primeiro cone, de forma a tapar o tecido que está colado por baixo.



E Pronto! Tem um sino perfeito e bonito para pôr na sua árvore de Natal ou oferecer a algum amigo!

Obrigada, Filomena, por esta ideia original e engraçada!!!



4 comentários:

  1. Caras amigas da DMC,
    As explicações sobre como fazer ficaram muito bem dadas. Somente acrescento que na primeira foto onde aparece o compasso, na linha reta do semi-ciírculo, correspondente ao diâmetro do circulo, fiz uma carreira de ponto atrás(ponto espanhol ou blackwork) e emendei o sino unindo as duas partes. É dessa maneira que se obtém a forma de sino.

    abraços de Maria Filomena

    ResponderEliminar
  2. Maria Filomena,
    ficou lindo, simples e genial!
    òtimo passo a passo.
    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  3. Olá, vi esta ideia e achei giríssima! Só tenho uma dúvida: como é que faço para juntar a linha para pendurar o sininho? Já estudei as fotografias mas não consegui perceber...Obrigada! :)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...